Início Sociedade Universidade sueca tem bolsas para estudos sobre a paz

Universidade sueca tem bolsas para estudos sobre a paz

Uppsala University é uma das seis instituições de ensino que integram o programa criado em 2002 pelo Rotary Internacional; inscrições vão até 31 de maio

O Rotary Internacional está com inscrições abertas, até 31 de maio, para a nova etapa do programa “Bolsas Rotary pela Paz“, que oferece bolsas de estudos para os interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema. A sueca Uppsala University (foto) é uma das seis instituições de ensino com vagas disponíveis para a iniciativa.

Criado em 2002, o programa já formou mais de 1.300 pessoas nos Centros Rotary, segundo os organizadores. Esses profissionais, informa a entidade, estão trabalhando em cerca de 115 países. As atividades incluem educação, policial e militar, além de governos, ONGs e organizações internacionais como a ONU e o Banco Mundial.

LEIA TAMBÉM:
– Suécia busca projetos brasileiros de preservação da água
– Governo da Dinamarca oferece bolsas de estudos para brasileiros
– Multicampeã: Islândia é eleita mais uma vez o país mais pacífico do mundo

Os “Estudos da Paz e Conflitos” são um campo que analisa mecanismos de conflitos sociais e que tenta identificar comportamentos violentos e não-violentos na interação entre pessoas e sociedades. Um subcampo, registra o site Estudar Fora, são os “Estudos pela Paz”, um esforço interdisciplinar que pretende prevenir e resolver conflitos em escala. Isso diferencia esse campo dos estudos da guerra, direcionados à busca de vitória em conflitos.

Como funciona

O programa oferece 100 bolsas, todas para cursos que serão ministrados em 2021 e 2022. Metade delas são para alunos de mestrado; os cursos, nas áreas de paz, prevenção e resolução de conflitos, são integrais e duram de 15 a 24 meses. É nessa categoria que entra a Uppsala University, que integra o programa desde 2011. Também fazem parte Duke University e University of North Carolina, Chapel Hill (EUA), International Christian University (Japão), University of Bradford (Inglaterra) e University of Queensland (Austrália). As outras 50 bolsas são para um programa de aperfeiçoamento profissional, oferecido na Chulalongkorn University (Tailândia) e na Makerere University (Uganda).

Os programas exigem estágio de dois a três meses durante o recesso acadêmico. Para se candidatar, é preciso ser fluente em inglês, demonstrar sério compromisso com a paz e compreensão mundial – revelado por meio de atividades de prestação de serviços comunitários ou realizações pessoais, acadêmicas e profissionais -, demonstrar habilidade de liderança e ter no mínimo três anos de experiência voluntária ou profissional em alguma área relacionada à promoção da paz em período integral.

As bolsas oferecidas pelo Rotary Internacional cobrem mensalidades, taxas escolares e também as despesas com passagens aéreas até o país escolhido, moradia e alimentação durante o curso. Tanto os mestrados quanto a especialização incluem estudos multidisciplinares em ciência política, geografia, economia, psicologia, sociologia, relações internacionais, história, antropologia, estudos religiosos e de gênero, entre outras disciplinas.

Clique aqui para saber mais e se candidatar ao programa na Uppsala University.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

O presidente finlandês Sauli Niinistö com o americano Donald Trump: a Finlândia proclamou sua independência da Rússia há mais de um século

“A Finlândia é parte da Rússia?” Livro revela pergunta de Trump

0
Donald Trump certa vez perguntou a seu chefe de gabinete se a Finlândia fazia parte da Rússia - e isso quando o presidente dos...
- Publicidade -