Início Meio Ambiente e Sustentabilidade Suécia e Dinamarca lideram combate às mudanças climáticas

Suécia e Dinamarca lideram combate às mudanças climáticas

Suécia e Dinamarca são os países de melhor desempenho no combate ao aquecimento global, segundo a edição mais recente do ranking "Climate Change Performance Index". A nova edição da pesquisa, elaborada pelas organizações Germanwatch, NewClimate Institute e Climate Action Network International, foi apresentada na última terça-feira (10/12) na COP25, conferência do clima realizada em Madri.

Os três primeiros postos da classificação aparecem vagos, já que, segundo os organizadores da pesquisa, nenhum país adota políticas totalmente compatíveis com o Acordo de Paris, que prevê medidas para limitar o aumento da temperatura do planeta. Assim, a Suécia (na foto, o parque de Djurgården, em Estocolmo), com o quarto lugar (mesma posição ocupada em 2018), é o país com a nota mais alta.

LEIA TAMBÉM:
– A Noruega pagou para a Guiana não desmatar – e o plano deu certo
– Na Suécia, energia eólica vai superar a nuclear pela primeira vez
– Dinamarca será o primeiro país do mundo a banir embalagens com "químicos eternos"

A Dinamarca vem logo atrás, e depois de um enorme salto entre um ano e outro. Na edição da pesquisa divulgada em 2018, o país aparecia em 15 lugar, e na deste ano, em quinto. A Finlândia também melhorou seu desempenho, passando de 13 para décimo, e a Noruega seguiu na 12 colocação.

Criada em 2005, a Climate Change Performance Index avalia as ações de combate ao aquecimento global adotadas por 57 países, responsáveis por 90% das emissões globais de poluentes na atmosfera. Os dados do levantamento são atualizados todos os anos.

Neste ano, 31 dos países analisados reduziram suas emissões de poluentes, de acordo com o estudo. No entanto, o levantamento diz que há uma "grande preocupação" com a piora dos resultados de alguns dos maiores poluidores do mundo. Os Estados Unidos desceram neste ano ao último lugar do ranking, antes ocupado pela Arábia Saudita, agora a penúltima colocada. Ainda que tenha melhorado uma posição entre um ano e outro, passando de 22 para 21, o Brasil piorou sua nota no estudo.

Clique aqui para ler a pesquisa na íntegra.

(Foto: Werner Nystrand/Imagebank.sweden.se)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

direito ao esquecimento bandeira da Suécia

“Direito ao esquecimento” faz Google levar multa recorde na Suécia

0
Na última semana, o descumprimento do chamado "direito ao esquecimento" fez o Google levar uma multa sem precedentes na Suécia. Com base em uma...
- Publicidade -