Início Sociedade Suécia dá apoio financeiro a jornais afetados pela pandemia

Suécia dá apoio financeiro a jornais afetados pela pandemia

Ao todo, o governo vai distribuir o equivalente a R$ 93 milhões entre veículos que perderam receita por causa da crise do coronavírus

Na série de medidas de apoio a empresas afetadas pela pandemia, a Suécia incluiu também os jornais. A Autoridade Sueca de Imprensa, Rádio e Televisão (MPRT), agência governamental ligada ao Ministério da Cultura, vai distribuir 150 milhões de coroas (ou o equivalente a R$ 93 milhões) entre veículos da imprensa de todo o país.

O pacote do governo da Suécia é temporário e foi criado para auxiliar os jornais que perderam receita de publicidade nos meses de abril, maio e junho, já sob a pandemia. Ao todo, 221 veículos solicitaram os recursos. A divisão da verba será feita de acordo com a tiragem diária de cada um dos jornais impressos selecionados.

“Os veículos de imprensa foram duramente atingidos pela pandemia, que acelerou a perda de receita de publicidade do setor. O suporte fará uma grande diferença para muitos jornais”, disse, em comunicado, Charlotte Ingvar-Nilsson, presidente da MPRT. A lista de veículos inclui grande parte dos jornais diários do país – entre eles o Aftonbladet, líder em circulação. Muitos dos que solicitaram os recursos têm distribuição gratuita, que, sem receita de assinatura, têm dependência ainda maior da publicidade.

Auxílio descartado

Mas houve ao menos um caso de veículo que preferiu não solicitar o auxílio: o Dagens Nyheter, de Estocolmo, um dos principais jornais do país. “Nosso negócio está indo muito bem e acreditamos que o auxílio não se destina a jornais em nossa situação, mesmo que cumpramos formalmente os critérios”, disse o editor-chefe do DN, Peter Wolodarski.

A agência governamental sueca responsável pelo programa temporário de apoio aos jornais tem entre suas responsabilidades assegurar a liberdade de expressão, a diversidade, a independência dos veículos e também o acesso da população a eles. Isso justificaria o auxílio de emergência: afinal, não se pode ter acesso a veículos que deixam de existir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

direito ao esquecimento bandeira da Suécia

“Direito ao esquecimento” faz Google levar multa recorde na Suécia

0
Na última semana, o descumprimento do chamado "direito ao esquecimento" fez o Google levar uma multa sem precedentes na Suécia. Com base em uma...
- Publicidade -