Início Inovação Sueca Volvo chega a 1 milhão de veículos comerciais conectados

Sueca Volvo chega a 1 milhão de veículos comerciais conectados

A Volvo acaba de chegar à marca de 1 milhão de veículos comerciais – caminhões, ônibus e equipamentos de construção – conectados em todo o mundo. O número foi alcançado na última semana, quando a montadora sueca entregou quatro escavadeiras para a empresa de aluguel de equipamentos GSV Materieludlejning, em cerimônia realizada na Dinamarca.

Do total, 80 mil estão rodando na América Latina, de acordo com a companhia. No Brasil, a lista inclui, por exemplo, alguns dos ônibus que integram o serviço de transporte público de Curitiba (foto). 

LEIA TAMBÉM:
– Autônomo é pouco: sueca Scania apresenta caminhão sem cabine
– Líder em carros elétricos, Noruega agora vai fabricar seu próprio modelo
– Conheça o Sion, o carro elétrico feito na Suécia que é autossuficiente e 100% reciclável

Com a tecnologia de conexão, a Volvo consegue fazer uso inteligente dos dados sobre o desempenho dos veículos. Isso permite aumentar sua produtividade, reduzir ruídos e emissões de poluentes, melhorar a segurança no trânsito e estender a vida útil dos veículos. 

"As soluções conectadas permitem que os caminhões, ônibus e equipamentos de construção de nossos clientes fiquem mais tempo em operação, com mais segurança para os motoristas e operadores e também para os outros usuários das estradas, com menos emissões de dióxido de carbono", disse, em comunicado, Martin Lundstedt, CEO do Grupo Volvo. "O primeiro milhão de dispositivos conectados é apenas o começo. Estamos comprometidos em manter nossa liderança em conectividade.".

A companhia sueca tem se dedicado ao segmento de veículos comerciais desde a venda da Volvo Cars para a Ford, em 1999. A unidade ficou sob o controle da montadora americana até 2010, quando foi adquirida pela Geely, uma das maiores fabricantes de automóveis da China.

Isso não impediu a Volvo de seguir disseminando a mobilidade conectada também em outras frentes. Até o fim do ano passado, por exemplo, a empresa manteve o controle da WirelessCar, unidade de desenvolvimento de soluções de conexão para automóveis. Para se concentrar na operação de veículos comerciais, a empresa sueca vendeu a WirelessCar à Volkswagen. O negócio foi fechado em dezembro por US$ 122 milhões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

direito ao esquecimento bandeira da Suécia

“Direito ao esquecimento” faz Google levar multa recorde na Suécia

0
Na última semana, o descumprimento do chamado "direito ao esquecimento" fez o Google levar uma multa sem precedentes na Suécia. Com base em uma...
- Publicidade -