Início Turismo e Cultura A quarentena está difícil? Você precisa ouvir os sons da Lapônia

A quarentena está difícil? Você precisa ouvir os sons da Lapônia

Caminhada na floresta, passeio de barco, fogo na lareira: o projeto finlandês "Sound of Lapland" funciona como uma pílula de serenidade na pandemia

Vamos admitir: manter a disciplina e respeitar o isolamento social na pandemia não é fácil. Mas é preciso redobrar o esforço (que é uma iniciativa individual, mas também coletiva) e seguir em casa para ajudar a conter a disseminação do coronavírus. Se você precisa de ajuda para manter a serenidade na quarentena, a Finlândia oferece uma, que pode ser acessada agora mesmo, enquanto você lê este texto: são os sons da Lapônia. (Clique abaixo para assistir a um dos vídeos da série enquanto lê. Se puder, ouça usando fones de ouvido.)

O vídeo acima faz parte de um projeto de divulgação dos atrativos da região mais inóspita – e, para muita gente, também uma das mais bonitas – da Finlândia. Batizado de Sound of Lapland, ele traz uma coleção de sons da natureza da Lapônia – e nada mais. Localizada no extremo norte do país, a região – com área similar à do estado de Santa Catarina – ocupa quase um terço do território finlandês, mas abriga apenas 3% da população.

O Sound of Lapland foi uma criação conjunta da House of Lapland, empresa que atua na divulgação da região, e da Visit Finland, agência de promoção turística do país. Ele foi lançado em 2019 – antes, portanto, do surgimento do novo coronavírus. Mas seus efeitos terapêuticos parecem ter sido feitos sob medida para o ouvinte enfrentar a ansiedade surgida com a quarentena e as incertezas da pandemia.

A coleção tem sons como os do fluxo de riachos gelados, de pássaros da região, de renas andando entre pinheiros antigos ou do fogo crepitante em uma noite fria. O canal da House of Lapland no Youtube reúne clipes individuais de cada uma das gravações (o preferido do Scandinavian Way é o exibido acima, que traz o som de um remo deslizando pelas águas do rio Lemmenjoki). Para quem preferir, é possível ouvir todas as gravações em sequência no Scapes, álbum criado com os registros e que tem quase uma hora de duração. Também disponível no Youtube, o álbum está aqui.

Na divulgação do projeto, a House of Lapland citou estudos e deu voz a cientistas que atestam que apenas 15 minutos de caminhada na natureza já ajudam a reduzir os níveis de estresse. O coronavírus não permite que se visite a Lapônia agora, mas, até que você consiga programar uma viagem para lá, os sons da região podem te ajudar desde já a enfrentar a quarentena e os tempos difíceis da pandemia.

Para finalizar, o som de uma caminhada na floresta, com os pássaros ao fundo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

direito ao esquecimento bandeira da Suécia

“Direito ao esquecimento” faz Google levar multa recorde na Suécia

0
Na última semana, o descumprimento do chamado "direito ao esquecimento" fez o Google levar uma multa sem precedentes na Suécia. Com base em uma...
- Publicidade -