Início Escandinávia e Brasil Saab já produz peças do caça sueco Gripen no Brasil

Saab já produz peças do caça sueco Gripen no Brasil

Saab Aeronáutica Montagens, em São Bernardo do Campo (SP), começou a fabricar partes da aeronave, que vai renovar a frota da Força Aérea Brasileira

O Brasil já começou, oficialmente, a participar da fabricação do caça Gripen. O cone de cauda e a fuselagem dianteira da versão monoposto (um assento) são as primeiras partes a saírem da Saab Aeronáutica Montagens (SAM). Localizada em São Bernardo do Campo (SP), a unidade é a primeira fábrica montada fora da Suécia pela Saab para a produção da aeronave.

As seções do Gripen produzidas pela SAM serão entregues para a montagem final na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) e em Linköping, na Suécia. O início da produção é mais um marco do projeto, que prevê tanto a produção dos caças para renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB) quanto a transferência de tecnologia.

Em 2014, o governo brasileiro assinou com a empresa sueca Saab um acordo de US$ 4,05 bilhões (em valores da época) que prevê a entrega de 36 caças Gripen. O avião fez seu voo inaugural em agosto do ano passado, e no mês seguinte ocorreu a entrega ao país do primeiro dos 36 aviões. O início da produção em solo brasileiro é parte da transferência de tecnologia prevista no acordo.

Novas etapas

“Essa fábrica é um motivo de grande orgulho para nós, brasileiros e suecos. Começamos do zero e agora alcançamos um grande marco”, disse, em comunicado, Marcelo Lima, diretor-geral da unidade. Em um segundo momento, a SAM também produzirá os freios aerodinâmicos, a fuselagem traseira, o caixão das asas e a fuselagem dianteira para a versão biposto (dois assentos) do Gripen.

Com um quadro de alta qualificação, a Saab Aeronáutica Montagens está com mais de 70 funcionários; metade deles já participou ou está participando do programa de transferência de tecnologia na Suécia, segundo a empresa. Parte dessa equipe concluiu o treinamento e voltou para iniciar a produção no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

direito ao esquecimento bandeira da Suécia

“Direito ao esquecimento” faz Google levar multa recorde na Suécia

0
Na última semana, o descumprimento do chamado "direito ao esquecimento" fez o Google levar uma multa sem precedentes na Suécia. Com base em uma...
- Publicidade -