Início Sociedade Raridade na Dinamarca, tribunal anuncia pena de prisão perpétua

Raridade na Dinamarca, tribunal anuncia pena de prisão perpétua

Dois homens foram condenados pela morte de Nedim Yasar, um antigo líder de gangue que havia deixado a vida no crime e se tornado um mentor de jovens

Em uma decisão bastante rara na Dinamarca, um tribunal do país aplicou nesta semana uma sentença de prisão perpétua a dois homens condenados por homicídio. A dupla foi considerada culpada pelo assassinato de Nedim Yasar, um antigo líder de gangue que havia deixado a criminalidade e se tornado uma figura conhecida no país por seu trabalho como líder comunitário.

Em 2018, Yasar lançou Rødder: En gangsters udvej (“Raízes: A porta de saída para um gângster”, em tradução livre), livro em que relatava sua vida de crimes e como a deixou para trás. Ele tinha 31 anos quando foi morto a tiros. Os disparos foram feitos no momento em que Yasar saía do evento de lançamento da obra.

Alexander Findanis, de 25 anos, identificado como integrante da Satudarah, uma gangue de motoqueiros, foi considerado o autor dos disparos. Martin Binni Svanberg, de 26, por sua vez, recebeu a sentença por ter conduzido o carro usado na fuga.

Motivo do crime segue desconhecido

A sentença de prisão perpétua anunciada pelo tribunal dinamarquês é ainda mais rara porque foi decretada sem que se identificasse a motivação para o crime. As circunstâncias do assassinato seguem sendo uma incógnita. Findanis e Svanberg alegam inocência e dizem que vão recorrer da decisão. A previsão é de que eles cumpram ao menos 16 anos da pena em regime fechado.

Escrito pela autora dinamarquesa Marie Louise Toksvig, o livro relata a história de Yasar desde o seu nascimento na Turquia até sua chegada à Dinamarca, aos 4 anos. A obra conta ainda seu passado como líder da gangue Los Guerreros, envolvida com tráfico de drogas em Copenhague, e como ele deixou a organização e tornou-se um mentor de jovens locais. Yasar abandonou a gangue em 2012, ao descobrir que seria pai.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

“Scandinavian Way” é finalista nos EUA do prêmio PR Daily Awards

0
O Scandinavian Way é um dos finalistas do prêmio internacional PR Daily Awards, criado para identificar os melhores projetos do mundo nas áreas de...