Início Turismo e Cultura Livro revive misteriosa relação entre cidade da Finlândia e OVNIs

Livro revive misteriosa relação entre cidade da Finlândia e OVNIs

Fotos da finlandesa Maria Lax têm influência de relatos dos anos 60 e 70; a obra também reúne recortes de jornais sobre os episódios

Pudasjärvi é um município de 8 mil habitantes localizado no norte da Finlândia, região fria, coberta por florestas e de população escassa. Pequena e isolada, a cidade registrou, entre os anos 60 e 70, inúmeros relatos sobre a aparição de objetos voadores não-identificados. Nascida depois desses episódios, a fotógrafa Maria Lax começou a mergulhar nessas histórias em 2013, ao se deparar com relatos registrados por sua própria família. Agora, sete anos depois, ela lançou um livro de fotos que coloca os misteriosos OVNIs finlandeses mais uma vez em evidência.

Com o título Some Kind of Heavenly Fire, o livro acaba de chegar ao mercado. Nele, Maria Lax reúne imagens capturadas por ela com esse tema como inspiração, além de recortes de jornais sobre as aparições. Os registros mostram paisagens desoladas e um ar de aparência sobrenatural. Não se trata de um trabalho documental, com fotos de OVNIs, e sim de uma coleção de imagens que dão a forte sensação de que há nelas um segredo, conhecido quase que exclusivamente pelos moradores locais.

A finlandesa conta que só soube dos episódios quando encontrou, na casa de seus pais, uma cópia de Pudasjärven Ufot (ou “Os OVNIs de Pudasjärvi”). Com depoimentos em primeira pessoa de pessoas que afirmam ter visto os objetos no céu, o livro foi escrito por Soini Lax, seu avô, quando ele trabalhava como jornalista nos anos 70.

Mergulho nas histórias

Hoje radicada em Londres, a fotógrafa diz ter ficado fascinada com os registros. “Eu descobri essas histórias incríveis de eventos sobrenaturais, bravura e luta contra as dificuldades de morar em uma terra que é, em muitos aspectos, desértica”, relata. Sem poder tirar suas dúvidas com o avô, que já sofria de demência na ocasião, a finlandesa foi atrás das pessoas que décadas antes contaram suas experiências. A pesquisa incluiu consultas a arquivos de jornais e álbuns de família da época.

Segundo ela, os relatos sobre OVNIs coincidiram com um período de grande dificuldade no norte da Finlândia. “As pessoas saíram do campo para tentar encontrar emprego nas cidades. Elas deixaram para trás casas abandonadas, que se espalhavam por uma paisagem bonita, mas dura”, afirma. “Não é de se admirar que os relatos sobre as aparições incorporassem o medo do futuro, do desconhecido e da inexorável mudança no estilo de vida que aguardava essas pessoas. Algumas reagiram às luzes misteriosas com medo, e outras encararam aquilo como um sinal de que elas não estavam sozinhas.”

Clique aqui para conhecer mais sobre o trabalho da fotógrafa finlandesa. Abaixo, algumas das imagens reunidas em Some Kind of Heavenly Fire.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

“Scandinavian Way” é finalista nos EUA do prêmio PR Daily Awards

0
O Scandinavian Way é um dos finalistas do prêmio internacional PR Daily Awards, criado para identificar os melhores projetos do mundo nas áreas de...