Início Sociedade O que faz da Islândia o destino turístico mais seguro do mundo

O que faz da Islândia o destino turístico mais seguro do mundo

Como se não bastasse ser linda, o que por si só já seria um chamariz e tanto para seus visitantes, a Islândia é também o destino turístico mais seguro do planeta. E o feito não é casual: em 2018, pela décimo ano consecutivo, a Terra do Gelo apareceu no topo dos países mais seguros do mundo no Global Peace Index, levantamento feito pelo Institute for Economics and Peace.

Mas o que faz da Islândia um lugar tão seguro para os turistas? Trata-se, é claro, de uma combinação de fatores. O índice de homicídios é baixíssimo: a média de 0,91 assassinato para cada 100 mil habitantes coloca o país na 166ª posição no ranking mundial (no Brasil, tristemente colocado em 12º lugar, são quase 27 homicídios para cada 100 mil habitantes). Também é baixo no país o número de pessoas nas prisões, e o país não enfrenta problemas com atos terroristas. E há um bônus, como destaca a revista Condé Nast Traveler: o fato de a Islândia ser uma ilha a afasta do risco de eventuais disputas de fronteiras.

O Global Peace Index classifica 163 países e territórios independentes de acordo com seu nível de tranquilidade, usando 23 indicadores qualitativos e quantitativos para “medir” a paz. Os indicadores estão reunidos em três grupos: nível de segurança social; extensão de conflitos internos e externos permanentes; e grau de militarização.

A pesquisa não trata especificamente da indústria do turismo, e sim de um quadro geral de cada nação, mas é claro que os resultados podem servir como referência também para viajantes de todo o mundo. Depois da pacífica Islândia aparecem, pela ordem, Nova Zelândia, Áustria, Portugal, Dinamarca, Canadá, República Checa, Singapura, Japão e Irlanda.

Partiu Islândia?

 

Foto: Aurora boreal em Kirkjufell, na Islândia Crédito da foto: Joshua Earle

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

direito ao esquecimento bandeira da Suécia

“Direito ao esquecimento” faz Google levar multa recorde na Suécia

0
Na última semana, o descumprimento do chamado "direito ao esquecimento" fez o Google levar uma multa sem precedentes na Suécia. Com base em uma...
- Publicidade -