Preloader

Sociedade

Finlândia lidera o "Good Country Index", que avalia a contribuição dos países para a humanidade

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019
Finlândia lidera o "Good Country Index", que avalia a contribuição dos países para a humanidade

Pela primeira vez, a Finlândia ocupa o topo do "Good Country Index", ranking que mensura a contribuição de cada país para o bem da humanidade. O ministro das Relações Exteriores finlandês, Timo Soini, receberá o prêmio no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, no fim desta semana, informa o canal público de notícias Yle.  

Criado em 2015, o Good Country Index avalia 35 itens, que vão de registros de patentes (que ajuda a mensurar o grau de inovação) a igualdade de gênero. Esses itens são organizados em sete grandes áreas: ciência e tecnologia; cultura; segurança e paz internacional; ordem global; planeta e clima; prosperidade e igualdade; e saúde e bem-estar.

Com apenas 5,5 milhões de habitantes, a Finlândia acaba sendo o país que, proporcionalmente, mais contribui para o bem da humanidade, segundo registra o jornal Helsingin Sanomat. As melhores notas do país foram registradas em liberdade de imprensa, investimentos diretos no exterior, número de patentes, liberdade de ir e vir, segurança cibernética e livre comércio.

Suécia, Dinamarca e Noruega também apareceram em destaque no ranking. Os países ocuparam, respectivamente, o terceiro, o quinto e o sétimo lugares. O Good Country Index tem ao todo 153 países. O Brasil ficou na 71 posição, e o Iraque foi o último colocado.

Clique aqui e conheça o ranking completo.

(Foto: Carlos "Grury" Santos)