Preloader

Sociedade

Autor da pintura mais popular da Noruega terá exposição no exterior pela primeira vez

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019
Autor da pintura mais popular da Noruega terá exposição no exterior pela primeira vez

O quadro "O Grito", de Edvard Munch, é certamente uma das obras de arte de um artista norueguês mais famosas no mundo. A pintura de uma figura em flagrante pavor tornou-se uma metáfora perfeita traduzir o estado de espírito com as incertezas da vida, com a política global - ou simplesmente para compor incontáveis memes, que tratam de temas tão aleatórios quanto resultados de futebol ou personagens da série Os Simpsons.

Munch pode estar no inconsciente coletivo global, mas é de Harald Sohlberg (1869–1935) o quadro tido como "a pintura nacional da Noruega". Trata-se de "Noite de Inverno nas Montanhas" (em noruguês, conhecido como "Vinternatt i Rondane" ou "Vinternatt i fjellene"), obra que tem diversas versões, criadas com diferentes técnicas. A mais famosa delas, um óleo sobre tela de 1914, está exposta na Nasjonalgalleriet (Galeria Nacional), em Oslo.

A partir de fevereiro, Sohlberg ganhará sua primeira mostra fora de seu país. Composta por mais de 90 obras, a exposição será montada na Dulwich Picture Gallery, em Londres, e fará parte das comemorações dos 150 anos de nascimento do artista, como registra o jornal The Guardian.

Sohlberg e Edvard Munch foram contemporâneos - e, neste ano, curiosamente, dividirão as atenções dos londrinos simultanemante. Em abril, o British Museum abrirá uma exposição com obras de Munch.

A inédita mostra de Sohlberg fora da Noruega será aberta em 13 de fevereiro e se estenderá até 2 de junho.