Preloader

Inovação

10 Inovações que você não sabia que são suecas

quinta-feira, 22 de novembro de 2018
10 Inovações que você não sabia que são suecas

A Suécia é conhecida há muito tempo como um país que gera inovação – desde o termômetro de Anders Celsius em 1700 até o Skype em 2003. Confira aqui dez inovações suecas que são utilizadas em todo o mundo.

1. Sistemas de identificação automática

O inventor sueco Håkan Lans levou a tecnologia GPS um passo adiante ao criar sistemas de identificação automática (AIS – Automatic identification systems), agora amplamente utilizados na indústria naval para rastreamento de navios e tráfego de embarcações.

2. Chave de boca ajustável

Presença obrigatório em muitas caixas de ferramentas, a chave inglesa é muito utilizada em projetos do tipo “faça você mesmo”. Enquanto a primeira versão dessa chave foi originalmente inventada em 1842 pelo engenheiro britânico Richard Clyburn, a chave ajustável de hoje, a "Chave Sueca", é atribuída a Johan Petter Johansson, um inventor sueco que aprimorou o conceito original de Clyburn e o patenteou em 1891.

3. Melhor Abrigo

Better Shelter é uma solução de abrigo de emergência em uma embalagem plana. Oferece aos refugiados uma casa de 17,5 metros quadrados, à prova de intempéries e segurança, com fechaduras de portas e painéis solares. Ele foi projetado para durar pelo menos três anos e tem melhor isolamento que as tendas tradicionais de refugiados. Projetado para fornecer um produto sustentável e econômico que pode ser facilmente transportado e montado, milhares de unidades Better Shelter foram distribuídas para diversos países. O produto foi desenvolvido em parceria com o ACNUR e a Fundação IKEA.

4. Rastreador de HIV

Uma adição recente à lista de invenções suecas é o rastreador de HIV: um dispositivo sensível usado para mapear e detectar a disseminação do HIV e outros vírus. Concebido pelo Doutor em Biotecnologia Martin Hedström e sua equipe na Universidade de Lund, o dispositivo pode detectar concentrações extremamente baixas de venenos, vírus ou outras substâncias em líquidos - o que também o torna potencialmente inestimável para combater o bioterrorismo.

5. Hövding capacete de bicicleta

Pensando em grande parte da população que não utiliza capacete ao andar de bicicleta, a empresa sueca Hövding desenvolveu o equivalente de um airbag de um ciclista: um capacete "invisível" que infla dentro de 0,1 segundo e protege a cabeça antes do impacto. Este “capacete” é usado ao redor do pescoço como um colarinho que combina com roupas. Ele conta com sensores que detectam qualquer padrão errático nos movimentos do ciclista e aciona o airbag imediatamente quando sentem um acidente.

6. Marcapasso

Em 1958, a Rune Elmqvist desenvolveu um marcapasso artificial acionado por bateria, que foi usado para a primeira operação de marcapasso feita pelo cirurgião Åke Senning no Hospital Universitário Karolinska, em Estocolmo. O marcapasso é colocado sob a pele do paciente cardíaco e os pulsos elétricos gerados garantem que os músculos se expandam e contraiam normalmente, regulando o coração.

7. Embalagem longa-vida

Graças ao revolucionário sistema de embalagem baseado em papel chamado TetraPak, agora podemos levar o leite para casa da mercearia em caixas de papelão, em vez de garrafas de vidro. Criado em 1946 por Erik Wallenberg e produzido por Ruben Rausing, a tecnologia da Tetra Pak é usada para armazenar e distribuir líquidos, semi-líquidos e laticínios.

8. Cinto de segurança de três pontos

Talvez uma das inovações mais importantes, o cinto de segurança de três pontos salva uma vida a cada 6 minutos no mundo. Desenvolvido pelo inventor e engenheiro de segurança sueco Nils Bohlin em 1959 para a Volvo, foi projetado com uma forma em Y para espalhar energia em um corpo em movimento durante um acidente.

9. Ultra-som do coração

A ultrassonografia é tão essencial aos cuidados de saúde hoje que lembrar uma época em que ela não existia é difícil. Juntamente com o pesquisador alemão Carl Hellmuth Hertz, o médico sueco Inge Edler inventou os eletrocardiogramas modernos - um ultrassom Doppler do coração - que são essenciais para monitorar a saúde cardiovascular. Esta invenção rendeu tanto a Hertz quanto a Edler, o cobiçado Prêmio de Pesquisa Médica Clínica Albert Lasker em 1977.

10. Zíper

O zíper moderno como o conhecemos foi aprimorado e desenvolvido pelo inventor sueco-americano Gideon Sundbäck a partir de um modelo anterior menos eficaz em 1913. A versão recém-redesenhada de Sundbäck, chamada de "fecho separável", foi patenteada em 1917 e apresenta dentes entrelaçados. e à parte por um slider

Texto adaptado do site Sweden.se