Preloader

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Noruega vai inaugurar neste ano o maior prédio de madeira do mundo

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019
Noruega vai inaugurar neste ano o maior prédio de madeira do mundo

A partir deste ano, a Noruega vai estabelecer um novo recorde na indústria da construção ao inaugurar o maior prédio de madeira do mundo. Batizado de Mjøstårnet, ou Torre Mjøs, o edifício, de 18 andares e 84,5 metros de altura, está sendo erguido em Brumunddal, cidade de menos de 10 mil habitantes que fica a cerca de 140 quilômetros ao norte de Oslo, a capital do país.

As obras começaram em abril de 2017 e devem ser concluídas no próximo mês de março. Segundo a Moelven, construtora responsável pela edificação, decidiu-se usar madeira no projeto porque o material gera menos poluentes que estruturas de concreto. O Acordo de Paris, que estabelece compromissos dos países para a redução de poluentes, foi, aliás, uma das inspirações para o projeto.

 

 

O edifício terá apartamentos residenciais, piscina coberta, escritórios comerciais, restaurante e áreas comuns, além de abrigar também um hotel. Quatro andares (do sexto ao nono) foram reservados para a operação hoteleira. Os sete andares superiores serão destinados a apartamentos, e os pavimentos inferiores abrigarão escritórios.

Ainda que feito de madeira, o prédio é muito resistente ao fogo, de acordo com seus idealizadores - o projeto utiliza tipos de madeira que não queimam sem adição de combustível. "Um incêndio apenas queimaria superficialmente as vigas mais grossas de madeira laminada e colada, sem incendiá-las", diz, em comunicado, Knut Alstad, diretor de marketing e desenvolvimento da Moelven.

Curiosamente, o recorde de prédio de madeira mais alto do mundo já é norueguês. O atual recordista é o edifício Treet, localizado em Bergen, cidade que fica a cerca de 470 quilômetros a oeste de Oslo.

Em princípio, o Mjøstårnet teria 81 metros de altura, mas ele cresceu um pouco após a instalação, em seu topo, de uma pérgula, armação de madeira que costuma servir de suporte a plantas trepadeiras. Assim, ele será maior também que a torre HoHo, que está sendo construída em Viena, na Áustria, e terá 84 metros de altura. Mas, ao contrário da torre norueguesa, a estrutura do edifício austríaco é um híbrido de madeira (76%) e outros materiais.

Clique aqui e conheça mais detalhes sobre o Mjøstårnet.