Preloader

Sociedade

Reaberto, sueco Icehotel, o primeiro hotel de gelo do mundo, completa 30 anos

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019
Reaberto, sueco Icehotel, o primeiro hotel de gelo do mundo, completa 30 anos

O hotel de gelo mais antigo do mundo está de volta para mais uma temporada. Reaberto em dezembro, o Icehotel vai completar 30 anos de existência em 2019. É uma existência intermitente, é verdade, já que o hotel se vai com o derretimento do gelo, mas, nas últimas três décadas, sempre que o inverno retorna, também o Icehotel se reapresenta.

O empreendedor sueco Yngve Bergqvist criou o Icehotel em 1989, em um local que, de início, despertou ceticismo. Afinal, o hotel ficaria no vilarejo de Jukkasjärvi, um lugar com apenas 900 habitantes e localizado 200 quilômetros ao norte do Círculo Polar Ártico. Hoje, o local recebe cerca de 70 mil visitantes por ano.

Para colocar o hotel de pé, o gelo é "colhido" no Rio Torne, o maior da Suécia, que passa perto do local. Depois, é moldado para paredes, móveis e utensílios. Lá dentro, as temperaturas ficam entre -5ºC a -7ºC.

Desde 2017, parte do hotel tem funcionado de maneira permanente graças à tecnologia de refrigeração movida a energia solar. Com isso, agora os hóspedes podem experimentar as baixas temperaturas durante todo o ano. Mas parte do hotel permanece transitória. Assim, a cada ano, quando o gelo derrete, novos designers e artistas apresentam propostas para a nova temporada do Icehotel, e um painel de artistas e especialistas em gelo escolhe as melhores.

Noruega, Finlândia, Canadá, Eslovênia e Romênia são alguns dos países que têm hotéis de gelo como atração para seus visitantes. Mas, 30 anos depois de aparecer pela primeira vez, o Icehotel segue sendo o maior deles - além de ter se tornado a atração turística mais pesquisada no Google por potenciais visitantes de fora da Suécia.

(Foto: Asaf Kliger/Icehotel)