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Inovação

Por que a Zynga comprou a finlandesa Small Giant Games por mais de R$ 2 bi

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018
Por que a Zynga comprou a finlandesa Small Giant Games por mais de R$ 2 bi

A Zynga, empresa americana de games responsável por jogos como Cityville, Farmville e CSR Racing, anunciou no último dia 20/12 a compra de 80% da finlandesa Small Giant Games por US$ 560 milhões (ou R$ 2,1 bilhões, segundo o câmbio atual). O negócio, de acordo com o Helsinki Times, deverá estar concluído no dia 1º de janeiro.

Especializada em jogos de redes sociais, a Zynga, sediada em San Francisco, na Califórnia, também concordou em comprar os outros 20% da companhia finlandesa. Com isso, o valor total da transação chegará a cerca de US$ 700 milhões, segundo o jornal Helsingin Sanomat.

A Small Giant Games foi criada em 2013 pela equipe por trás do Habbo Hotel, um jogo que funciona como uma comunidade virtual e que já tem 18 anos de existência. O estúdio de games é conhecido principalmente pela Empires & Puzzles (foto), sua popular franquia de RPG que foi baixada mais de 26 milhões de vezes desde seu lançamento, há 18 meses, e tem cerca de 1,6 milhão de usuários ativos diariamente.

Nos últimos 13 meses, a Zynga desembolsou quase US$ 1 bilhão nos últimos 13 meses em aquisições. A decisão de comprar a Small Giant é estratégica, segundo Brian Nowak, analista do Morgan Stanley. "Os jogos para dispositivos móveis continuam a ser não apenas o maior segmento da indústria, mas também o que mais cresce", disse o analista. "Assim, qualquer movimento da Zynga para aumentar sua exposição ao celular é animadora."

A aquisição da Zynga dá a ela mais terreno no mercado global de jogos, já que a Small Giant Games possui uma base na Europa e presença também na Ásia. Isso faz com que o negócio aumente a margem operacional e os lucros negócios da Zynga.

Timo Soininen, CEO da Small Giant Games, afirmou que o desenvolvedor do jogo irá operar como um estúdio separado de sua nova controladora, o que, segundo ele, manterá sua identidade, cultura e independência criativa. A empresa também continuará a desenvolver e comercializar seus jogos fora de seus escritórios em Helsinque.