Preloader

Escandinávia e Brasil

Governo da Dinamarca oferece bolsas de estudos para brasileiros

terça-feira, 10 de dezembro de 2019
Governo da Dinamarca oferece bolsas de estudos para brasileiros

Já estão abertas as inscrições para as Danish Government Scholarships, bolsas de estudo que o governo da Dinamarca concede anualmente a estudantes de mestrado e PhD interessados em fazer intercâmbio no país. As inscrições podem ser feitas até o dia 1° de março de 2020.

As bolsas cobrem totalmente os desembolsos com taxas e outras despesas do gênero. Elas também incluem uma remuneração mensal de 6500 coroas dinamarquesas (cerca de R$ 4 mil, segundo a cotação atual), dinheiro que o bolsista pode usar para seus gastos do dia a dia no país.

LEIA TAMBÉM:
Escandinavos estão entre os países mais atrativos para talentos
Retiro para escritores na Islândia recebe inscrições para bolsa até 16/12
Os cinco pilares da formação de professores que revolucionaram a educação na Finlândia

O programa vai selecionar candidatos dispostos a passar entre cinco e 12 meses em instituições de ensino superior do país dinamarquesas. Assim como em anos anteriores, haverá uma cota de 50 meses reservados especificamente para estudantes brasileiros. Essa cota será distribuída entre os alunos selecionados para receber o apoio financeiro.

Podem se inscrever apenas candidatos matriculados em uma instituição de ensino brasileira que estejam desenvolvendo um projeto de mestrado ou doutorado. Além disso, há vagas para alunos de graduação que estudem língua e cultura do país escandinavo (por um período mínimo de dois anos) e queiram fazer intercâmbio na Dinamarca por um período de cinco a dez meses, como explica o site Estudar Fora.

Para se candidatar às bolsas de estudo, é preciso encaminhar uma série de documentos por e-mail para a Agência Dinamarquesa de Ciência e Educação Superior. O endereço é kulturaftaler@ufm.dk . Na fase prévia da inscrição, os interessados precisam definir quanto tempo de permanência vão solitar e detalhar o programa de estudos em que está matriculado atualmente no Brasil. Feito isso, é necessário listar as universidades dinamarquesas de interesse e explicar se já houve contato com essas instituições. A lista de universidades elegíveis para os estudantes está disponível neste link.

Entre os demais documentos exigidos, estão um formulário de inscrições (disponível neste link), cartas de recomendação, diplomas já obtidos, histórico acadêmico e certificado de proficiência em inglês (como TOEFL e IELTS). Além disso, o candidato precisa apresentar uma carta em que explica os motivos de seu pedido e de que maneira o período de intercâmbio na Dinamarca será positivo para sua pesquisa.

Para saber mais sobre as possibilidades de intercâmbio na Dinamarca, visite o site oficial das Danish Government Scholarships.