Preloader

Inovação

Inovação urbana: Estocolmo é eleita a cidade inteligente de 2019

quinta-feira, 28 de novembro de 2019
Inovação urbana: Estocolmo é eleita a cidade inteligente de 2019

Quando se trata de desenvolver cidades inteligentes, o mundo precisa hoje se espelhar em Estocolmo. A capital sueca foi eleita na última semana a vencedora do World Smart City Awards, um dos maiores e mais importantes prêmios na área de desenvolvimento urbano. Neste ano, a premiação, que foi realizada em Barcelona, na Espanha, reuniu quase 25 mil visitantes e mais de mil expositores.

Estocolmo foi escolhida como a cidade inteligente de 2019 graças ao projeto GrowSmarter. A iniciativa reúne os setores público e privado para integrar 12 soluções de cidades inteligentes em energia, infraestrutura e mobilidade. O prêmio de cidade inteligente do ano é o mais importante do evento, que tem, ao todo, sete categorias, entre elas Melhor Ideia Inovadora, Melhor Iniciativa de Transformação Digital e Melhor Iniciativa de Mobilidade Urbana.

LEIA TAMBÉM:
Três escandinavas estão no topo da lista de cidades inteligentes
Estocolmo está entre as dez cidades mais favoráveis ao empreendedorismo feminino no mundo
Malmö ganha espaço como centro de atração de empresas inovadoras na Suécia

"Estocolmo é a prova do que é uma cidade conectada, inteligente e sustentável. Ganhar o World Smart City Award é um testemunho da enorme jornada em que estivemos tanto no projeto GrowSmarter quanto na cidade como um todo. Essa jornada nunca termina, mas o GrowSmarter é um passo importante no caminho", afirmaram Sigrid Granström e Lisa Enarsson, que encabeçam o projeto.

Na lista de indicadas a cidade inteligente do ano estavam ainda Bristol (Reino Unido), Seul (Coreia do Sul), Teerã (Irã) e uma representante brasileira. Pelo segundo ano seguido, Curitiba apareceu entre as finalistas em uma das categorias. Em 2018, a cidade concorreu a Melhor Ambiente Urbano com o programa Horta do Chef. Neste ano, a capital paranaense chegou à final na categoria mais importante com o Vale do Pinhão, ecossistema de inovação criado na cidade.

O World Smart City Awards reconhece projetos, ideias e estratégias que promovem o desenvolvimento urbano sustentável. Em 2019, concorreram mais de 450 projetos, de 54 países.