Preloader

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Conheça o hotel norueguês que será o mais sustentável do planeta

quarta-feira, 13 de novembro de 2019
Conheça o hotel norueguês que será o mais sustentável do planeta

Reconhecida como o país mais "verde" do mundo por sua liderança na adoção de políticas de combate às mudanças climáticas, a Noruega em breve somará mais um elemento a esse quadro com a abertura do hotel mais sustentável do planeta. Localizado aos pés da geleira Svartisen, na região do Ártico, no norte do país, o Svart Glacier Hotel, que está em obras, deve abrir as portas em 2021.

O projeto prevê que o hotel tenha uma economia anual de 85% em seu consumo de energia em comparação com hotéis tradicionais. Isso será possível com a instalação de painéis de geração de eletricidade a partir da luz solar, que abastecerão todas as áreas do estabelecimento.

LEIA TAMBÉM:
Luxo no gelo: finlandeses criam o hotel mais ao norte do mundo
Copenhague transforma estação de tratamento de lixo em pista de esqui
Suecos criam hotel flutuante para quem quer ver a aurora boreal em grande estilo
Noruega terá o maior prédio de madeira do mundo

A energia gerada pelos painéis solares também será usada ao longo da construção. Ao gerar sua própria eletricidade, o Svart Glacier será o primeiro hotel com "energia positiva" (que produz mais eletricidade do que consome) a ser erguido na região do Ártico.

Sua estrutura, arredondada e espelhada, ficará apoiada em madeira. A ideia dos responsáveis pelo projeto é que a vista panorâmica para as montanhas também permita que os hóspedes consigam avistar a aurora boreal durante a temporada de inverno.

A sustentabilidade ficará evidente também nas atrações oferecidas pelo Svart Glacier, que vão priorizar atividades ao ar livre. Haverá, por exemplo, caminhadas pela geleira Svartisen e escaladas com guias especializados. Entre os serviços haverá ainda ioga sob o sol da meia-noite, pesca e passeios de caiaque, além da possibilidade de os hóspedes colherem nas redondezas os ingredientes que serão utilizados no preparo de cada refeição.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria entre a Arctic Adventure Norway, empresa que atua nos ramos de turismo e gastronomia, o escritório de arquitetura Snøhetta e a Powerhouse, especializada na criação de edifícios sustentáveis. Snøhetta e Powerhouse, aliás, têm se estabelecido como referência nesse tipo de projeto: as duas empresas também foram parceiras na construção do Brattørkaia. O prédio, considerado o mais sustentável da Noruega, foi inaugurado no último mês de setembro.