Preloader

Escandinávia e Brasil

Scandinavian Day: igualdade e diversidade como motor do crescimento

quarta-feira, 6 de novembro de 2019
Scandinavian Day: igualdade e diversidade como motor do crescimento

A imagem acima é um atestado eloquente das conquistas das mulheres escandinavas. Nela aparecem, da esquerda para a direita, Erna Solberg, Mette Frederiksen e Katrin Jakobsdottir, as atuais primeiras-ministras da Noruega, Dinamarca e Islândia, respectivamente, o que significa que três dos cinco países da Escandinávia têm hoje mulheres como chefes de governo.

SCANDINAVIAN DAY 2019 - DIA 6 DE NOVEMBRO
- Clique para saber mais sobre o evento e se inscrever

Mas os avanços também saltam aos olhos nos países vizinhos. Na Finlândia, 46% do Parlamento eleito em abril é composto por mulheres, um dos índices mais altos do mundo. E, na Suécia, país tido como um dos únicos com direitos iguais para homens e mulheres, ao lado da Dinamarca, o voto feminino foi escolhido como o marco do início da plena democracia do país.

Sim, sempre há caminhos para melhorar a diversidade e a igualdade de gênero, mesmo na Escandinávia, mas evidências como as apresentadas acima atestam que os países da região estão entre os mais avançados nessas políticas. Isso se reflete nem todos os aspectos da sociedade, o que inclui o mundo corporativo.

Com o painel "Diversidade e Igualdade de Gênero", o Scandinavian Day 2019 pretende levar relatos de experiências bem-sucedidas de corporações escandinavas para inspirar líderes empresariais brasileiros. A segunda edição do evento, que será realizada em São Paulo nesta quarta-feira, dia 6 de novembro, tem como tema central "Valores e Negócios: A Experiência Escandinava" (clique aqui para conhecer a programação completa).

Conheça a seguir as participantes do painel:

GABRIELA FERNANDES
Diretora de RH da Nokia

Gabriela Fernandes é diretora de recursos humanos da Nokia no Brasil. Com uma sólida experiência em várias multinacionais, ela já comandou programas de inclusão e diversidade em empresas como Nalco, Ecolab, Draftfcb e DSM. Na Nokia Brasil, como líder da área de RH, a executiva é responsável por iniciativas de inclusão e diversidade, como o StrongHer. Gabriela Fernandes é bacharel em direito com extensão internacional pela Universidade da Catalunha (Espanha), tem MBA em gestão de pessoas pela FGV-SP e especialização em relações humanas pela Dale Carnegie (EUA) e em gestão avançada de negócios para executivos internacionais pela Fundação Dom Cabral.

IDA CHRISTINA KILLINGBERG
Diretora de Pessoas e Liderança da Equinor

Com formação em economia e administração de empresas pela universidade norueguesa HiST e MBA em gestão estratégica, Ida Killingberg está na Equinor desde 2011, quando a empresa ainda se chamava Statoil. Ao longo desses oito anos, ela desenvolveu e liderou diversas iniciativas ligadas à gestão de recursos humanos, entre elas a implementação da universidade corporativa da companhia. Ida chegou à operação brasileira da Equinor em 2018, e a política de igualdade e diversidade está no centro de seu trabalho no país.

MARCIA SILVA
Diretora de Operações da Yara

Engenheira química formada pela Universidade Federal da Bahia e com MBA pela Fundação Dom Cabral, Marcia Silva chegou à Yara em 2016, depois de registrar em sua trajetória passagens pela Braskem e pela GranBio, da área de biocombustíveis. Como diretora de operações, ela está também envolvida diretamente com as iniciativas de diversidade da empresa finlandesa de fertilizantes, que tem no Brasil uma de suas maiores operações no mundo.

PILAR NEVES
Gerente de Projetos da Innovation Norway

Pilar Neves é gerente de projetos da agência Innovation Norway América Latina e especialista na área de national reputation building, com ênfase no desenvolvimento e gestão de políticas de igualdade de gênero e diversidade das empresas norueguesas no Brasil. Ela é também representante da agência de fomento de ensino superior e internacionalização norueguesa DIKU, função em que atua como ponte entre as universidades dos dois países.

SCANDINAVIAN DAY 2019 - CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E INSCREVA-SE