Preloader

Inovação

Aeroporto da Finlândia é o primeiro do mundo a oferecer conexão 5G

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018
Aeroporto da Finlândia é o primeiro do mundo a oferecer conexão 5G

O aeroporto de Helsinque, na Finlândia, é o primeiro do mundo a ter uma rede de internet 5G. A novidade surgiu a partir de uma parceria entre a Finavia, empresa que administra o aeroporto, e a Telia, principal companhia telefônica do país.

Com o lançamento, ocorrido no último dia 3, as empresas também apresentaram um robô que vai circular em um dos terminais do aeroporto para testar a conexão e ajudar no atendimento aos passageiros. Os técnicos vão estudar como os usuários e as equipes que trabalham no local interagem com um robô autônomo.

"O robô vai registrar vídeos em tempo real, o que vai permitir, por exemplo, monitorar a área do terminal - com controle remoto ou de maneira autônoma - e ver se tudo está funcionando como deveria. Ele também poderá guiar os passageiros. Vamos experimentar outras finalidades durante o projeto", disse, em comunicado, Heikki Koski, diretor digital da Finavia.

A Telia lançou uma rede 5G pré-comercial em Helsinque no início de setembro. Em novembro, a empresa lançou o 5G na cidade de Oulu, onde ela pretende criar um ecossistema 5G na área industrial de Nuottasaari. A iniciativa vai permitir que indústrias e operadores logísticos desenvolvam novos modelos operacionais a partir da nova conexão. Oulu é um dos principais locais de pesquisa e desenvolvimento da tecnologia 5G da Nokia e de produtos de rede móvel em todo o mundo.