Preloader

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Noruega fecha acordo com a União Europeia para reduzir emissão de poluentes

Noruega fecha acordo com a União Europeia para reduzir emissão de poluentes

A Noruega e a União Europeia acabam de firmar um acordo sobre redução de emissões de poluentes, o que torna o país um "membro" da UE na área ambiental. "O acordo assegura que cumpriremos a promessa que fizemos no Acordo de Paris", disse o ministro norueguês do Clima e Meio Ambiente, Ola Elvestuen, segundo registra nesta sexta-feira (14/12) o jornal Aftenposten.

Embora não seja um membro da União Europeia, a Noruega integra o Espaço Econômico Europeu (EEE), que prevê a livre circulação de bens, serviços, pessoas e capitais, e a Associação Europeia de Comércio Livre. O acordo ambiental impõe ao país os mesmos compromissos (e eventuais retaliações) que essas outras instâncias de cooperação.

Segundo o documento, um relatório completo das emissões de poluentes da Noruega precisará ser elaborado todo ano. Caso as metas anuais não sejam atingidas, haverá mais cortes no ano seguinte. Mas isso não deverá ser problema para os noruegueses. Segundo o ministro Ola Elvestuen, o país já supera as metas atuais de redução de emissão de poluentes em áreas como transporte e navegação.

Os signatários do Acordo de Paris, aprovado em 2015, se comprometeram a reduzir, até 2030, suas emissões de poluentes para um nível 40% menor do que o registrado em 1990. O acordo climático entre Noruega e União Europeia passará a valer depois de sua regulamentação pelo Conselho de Ministros da UE e pelos parlamentos da Islândia - também signatária do acordo - e da Noruega, o que deve ocorrer no segundo trimestre de 2019.