Preloader

Meio Ambiente e Sustentabilidade

"Teleton verde" arrecada dinheiro para florestas na Dinamarca

terça-feira, 17 de setembro de 2019
"Teleton verde" arrecada dinheiro para florestas na Dinamarca

No último sábado, a Dinamarca lançou um novo modelo de arrecadação de recursos para o aumento da cobertura florestal do país: um programa de TV em que o objetivo era levantar dinheiro para o plantio de árvores. O "Teleton verde" dinamarquês, que foi ao ar na emissora pública TV2, conseguiu doações que representam mais de 90% da meta estabelecida para o plantio de 1 milhão de árvores.

Anunciado como o primeiro Teleton clímático do mundo, o programa teve o formato de atrações semelhantes exibidas em outros países, incluindo o Brasil (no SBT, que realiza o Teleton uma vez por ano, por exemplo, o objetivo é ajudar crianças com deficiência). Com a iniciativa, criada em parceria entre a TV2, a Sociedade Dinamarquesa de Conservação da Natureza e a Fundação Rede de Árvores Crescentes, artistas reveram-se em performances ao vivo para pedir doações aos telespectadores.

LEIA TAMBÉM:
Crianças que vivem em meio à natureza tornam-se adultos mais felizes, diz estudo dinamarquês
Música e sustentabilidade: como o dinamarquês Roskilde Festival melhorou seus cuidados com o lixo
Para combater mudanças climáticas, a Dinamarca até enterra CO2

O Danish Nature Fund, outro dos parceiros da atração, usará 20% dos € 2,4 milhões (ou R$ 10,7 milhões) arrecadados pelo evento para proteger as florestas na Dinamarca e também em Uganda. A organização WWF, que também integrou a lista de apoiadores da iniciativa, vai usar 10% das doações para projetos de preservação de florestas tropicais.

"É incrível ver como, em toda a Dinamarca, criamos um foco no clima e na importância das árvores para o mundo", disse Lotte Lindegaard, gerente de canal da TV2. “Claro, isso não é feito apenas com o plantio de árvores. Também devemos trabalhar para preservar a floresta existente, mas esse é um passo na direção certa."

O programa foi realizado na floresta Gisselfeld Klosters Skove (foto), a cerca de uma hora de Copenhague, uma área conservada que é um chamariz para a contemplação da natureza. No local foi erguida a Treetop Experience, uma torre de 48 metros de altura que permite observar, do céu, a mata preservada. A atração foi eleita pela revista Time um dos 100 melhores lugares do mundo para visitar em 2019.

O comediante Andreas Bo, o tenista Frederik Federlein, o ex-soldado de elite B.S. Christiansen e músicos Medina, Nicklas Sahl e Anne Dorte Michelsen foram alguns dos nomes que se revezaram diante das câmeras para pedir as doações e entreter o público. Para cada 20 coroas arrecadadas, o programa poderá plantar uma árvore em uma área de floresta.

Segundo os organizadores, a atração televisiva conseguiu dinheiro suficiente para plantar 914.233 árvores, com recursos doados por indivíduos e empresas - as doações ainda podem ser feitas neste link). Os parceiros do Teleton climático, os governos municipais e outros grupos ajudarão a determinar para onde as árvores irão e também a organizar o plantio.