Preloader

Sociedade

Retiro para escritores na Islândia recebe inscrições para bolsa

segunda-feira, 16 de setembro de 2019
Retiro para escritores na Islândia recebe inscrições para bolsa

Escritores de ficção e não-ficção já podem concorrer a uma bolsa para a nova edição do Iceland Writers Retreat, um retiro para escritores criado na Islândia em 2014 e que novamente será realizado em Reykjavík, a capital do país. As inscrições para concorrer ao auxílio para participar do evento estão abertas até o dia 31 de outubro e podem ser feitas neste link.

LEIA TAMBÉM:
A sueca Storytel quer que os brasileiros também ouçam livros
Dinamarca prescreve "vitamina de cultura" para tratar depressão
Noel também é cultura: na Islândia, a tradição é trocar livros no Natal

Para se inscrever, o candidato precisa encaminhar dois textos de sua autoria que tenham, no máximo, mil palavras. Também é necessário que o candidato explique por que tem interesse em participar do retiro e detalhar os motivos para precisar do auxílio financeiro, que cobre as despesas do evento.

Os interessados devem ter, no mínimo, 18 anos e não precisam ser escritores profissionais, mas sim demonstrar potencial na área. Caso o candidato escreva em uma língua que não seja o inglês, deve encaminhar também a tradução de seus textos e assegurar que consegue acompanhar workshops no idioma. A seleção leva em conta critérios como necessidade financeira e mérito. 

A lista com os selecionados será revelada no dia 2 de dezembro. Caso conquiste o prêmio, o participante recebe apoio para despesas como acomodação, materiais do curso e passagens aéreas de ida e volta para a Islândia. Escritores que não conseguirem a bolsa podem participar normalmente (inscrições disponíveis aqui). O retiro custa 198 mil coroas, ou o equivalente, hoje, a cerca de R$ 6,5 mil. O valor não inclui a hospedagem.

A edição 2020 do Iceland Writers Retreat será realizada entre os dias 29 de abril e 3 de maio de 2020. A lista de professores tem nomes como Ariel Levy, que integra o time de autores fixos da revista The New Yorker, Dan Kois, editor da revista digital Slate, Gretchen Rubin, escritora que é campeã de vendas em várias partes do mundo com livros como Projeto Felicidade, e a premiada autora islandesa de livros infanto-juvenis Kristín Helga Gunnarsdóttir. 

A programação terá workshops com os autores convidados, passeios culturais por Reykjavík - que incluem uma parada para leitura no Museu Gljúfrasteinn, onde no passado morou o escritor Halldór Laxness, vencedor do Nobel de Literatura em 1955 - e também visitas a pontos de interesse no interior do país.