Preloader

Sociedade

Islandesa de 28 anos é uma das ministras mais jovens do mundo

terça-feira, 10 de setembro de 2019
Islandesa de 28 anos é uma das ministras mais jovens do mundo

Eleita para o Parlamento islandês há apenas três anos, Áslaug Arna Sigurbjörnsdóttir, do Partido da Independência, acaba de ser a escolhida para comandar o Ministério da Justiça de seu país. Com sua nomeação, ocorrida na última sexta-feira, a parlamentar tornou-se, aos 28 anos, a ministra mais jovem da Islândia desde a proclamação da independência, em 1944, e também uma das mais jovens do mundo a ocupar uma posição desse nível na atualidade.

Sua ascensão pode parecer meteórica, mas seu preparo talvez até cause inveja em ministros da Justiça de outros países. Formada em Direito pela Universidade da Islândia em 2015, Áslaug conquistou dois anos depois o título de mestre em Direito pela mesma instituição, defendendo uma tese sobre referendos e seu impacto em governos democráticos. Ainda na faculdade, ela foi repórter do jornal Morgunblaðið e, entre 2014 e 2015, trabalhou como policial. Seu currículo inclui ainda um estágio em um escritório de advocacia.

LEIA TAMBÉM:
Novos ventos: após Suécia e Finlândia, centro-esquerda volta ao poder na Dinamarca
Na Islândia, presidente usa redes sociais para pedir à população que não jogue lixo no chão
Discriminação salarial contra mulheres na Islândia agora dá multa

No Parlamento, a agora ministra vinha se destacando como uma das principais novas lideranças do país, segundo políticos mais experientes. “Áslaug Arna é um dos nomes mais promissores da política na Islândia. Ela conquistou sua vaga no Parlamento e liderou com segurança e determinação um importante comitê parlamentar", disse Bjarni Benediktsson, presidente do Partido da Independência. Antes de ser escolhida para assumir o Ministério da Justiça, Áslaug estava na presidência da Comissão de Relações Exteriores do Parlamento.

A nova ministra assumiu o posto ocupado interinamente por Þórdís Kolbrún Reykfjörð Gylfadótir (Thórdís Kolbrún Reykfjörd Gylfadóttir), que desde março acumulava o comando da pasta com sua função original, a de ministra da Indústria, Inovação e Turismo. O Ministério da Justiça estava sem titular desde a renúncia de Sigríur Á Andersen.

Nascida em 1990, Áslaug Arna Sigurbjörnsdóttir vai completar 29 anos no dia 30 de novembro. Ela é a mais jovem ministra da história do país desde que a Islândia tornou-se um Estado independente da Dinamarca, em 1944. Antes disso, o recorde permanece com Eysteinn Jónsson, que tinha 27 anos e 11 meses quando tornou-se Ministro das Finanças, em 1934.

No mundo, poucos titulares de ministérios têm menos idade que a islandesa. Nessa lista enxuta estão Mykhailo Fedorov, ministro da Transformação Digital da Ucrânia (28 anos e oito meses), e Syed Saddiq, ministro da Juventude e Esportes da Malásia (26 anos e nove meses).