Preloader

Sociedade

Hospedagem em iglu via Airbnb, a novidade do turismo finlandês

quinta-feira, 29 de agosto de 2019
Hospedagem em iglu via Airbnb, a novidade do turismo finlandês

Nos últimos dias, uma oferta em particular tem chamado a atenção entre as opções de hospedagem disponíveis no Airbnb na Finlândia: um usuário da plataforma está oferecendo aos turistas a possibilidade de estadia em um iglu, abrigo construído com blocos de gelo compacto. Na última semana, mais de 500 pessoas visitaram a página com a oferta, segundo o Airbnb, o que a colocou em destaque entre as inúmeras alternativas de acomodação disponíveis no país.

O iglu foi erguido dentro de uma propriedade rural dedicada à criação de cavalos localizada em Pelkosenniemi, cidade de menos de mil habitantes que fica na Lapônia, no extremo norte do território finlandês. O apelo turístico da província inclui a fama que ela construiu como sendo a "terra do Papai Noel".

LEIA TAMBÉM:
Suecos criam hotel flutuante para quem quer ver a aurora boreal em grande estilo
"Alugue um finlandês": como é o novo programa do país para atrair turistas
Game of Thrones acabou, mas deixa legados - entre eles, a explosão do turismo na Islândia
Reaberto, sueco Icehotel, o primeiro hotel de gelo do mundo, completa 30 anos

Nos últimos dias, o chamariz da estadia inusitada cresceu com o início da temporada de observação da aurora boreal, que se estende do fim de agosto até abril. O fenômeno, uma atração bastante procurada por turistas que visitam a Finlândia e outras nações vizinhas, ocorre nas regiões polares a partir do impacto de partículas de vento solar com a atmosfera da Terra. Esse encontro cria um espetáculo de luzes coloridas no céu.

Toda a estrutura do iglu, incluindo chão, teto e paredes, é feita de gelo, o mesmo material com o qual foram criadas as camas. Para aliviar o frio, os quartos - ornamentados com imagens de pássaros e ursos esculpidas nas paredes - contam com colchões aquecidos e pesados cobertores feitos de pele. Não há banheiros individuais, mas é possível usar os que estão na casa principal da propriedade, onde há também chuveiros, uma sala de estar e uma cozinha à disposição dos visitantes.

Os anfitriões estão habituados a receber turistas, e essa experiência é atestada por dezenas de comentários positivos feitos por visitantes que passaram por lá nos últimos anos. A propósito, muitos desses turistas relatam a surpresa de constatarem que o ambiente no iglu é muito mais agradável do que o frio esperado.

Há mais de um iglu à disposição dos visitantes. Como cada uma das cabanas pode abrigar até quatro pessoas, é preciso fazer mais de uma reserva se a ideia for visitar o lugar em um grupo maior. No momento, a estadia de dois adultos sai por R$ 964, valor que corresponde a um pernoite e inclui um café da manhã simples. 

Aurora boreal em um casulo de gelo polar? Como descreveu o jornal britânico Metro, "esse iglu de um quarto tem cara de romance (e Instagram)".