Preloader

Inovação

Ilha sueca oferece hospedagem gratuita a quem quer buscar inspiração

quinta-feira, 15 de agosto de 2019
Ilha sueca oferece hospedagem gratuita a quem quer buscar inspiração

Uma ilha deserta, sem distrações externas, pode ser um espaço mais inspirador que um escritório cheio de gente? O escritor sueco Fredrik Härén acredita que sim, e a convicção é tanta que, há alguns anos, ele decidiu batizar suas três ilhas (duas na Suécia e uma nas Filipinas) de Ilhas das Ideias - e em uma delas, que fica a apenas uma hora de viagem de Estocolmo, você pode se hospedar para buscar inspiração para seu próximo projeto.

Palestrante requisitado no mundo corporativo e autor de vários livros, entre eles o best-seller The Idea Book, Härén é um explorador do tema criatividade. Ele costuma dizer que uma de suas metas de vida é conseguir encontrar formas de fazer com que as pessoas se tornem mais criativas.

LEIA TAMBÉM:
Suecos criam hotel flutuante para quem quer ver a aurora boreal em grande estilo
Mergulho na Islândia é um dos melhores passeios do mundo - e quem diz são os turistas
"Alugue um finlandês": como é o novo programa do país para atrair turistas
Suécia cria o maior restaurante de comida natural (e gourmet) do mundo

Como foi nas ilhas que ele encontrou inspiração para escrever seus livros, o sueco resolveu compartilhar o espaço com outras pessoas. Todo ano, entre os dias 1º de junho e 30 de setembro, a Ideas Island recebe gente que procura um lugar tranquilo para organizar os pensamentos e desenvolver um novo projeto.

Os hóspedes têm que bancar as despesas com transporte e alimentação, mas a estadia é gratuita (uma doação de US$ 1 mil para uma entidade beneficente é bem-vinda, diz Härén, embora não seja obrigatória). Para ficar lá, o candidato precisa enviar um esboço do projeto que deseja desenvolver no período de permanência e torcer para que a ideia seja selecionada.

A ilha conta com uma casa sueca de veraneio típica, na qual há quatro quartos e cinco camas, além de uma pequena cabana de hóspedes, praia privativa e um cais. Não se trata de uma estrutura luxuosa, mas é certamente confortável - e pode receber grupos de até seis pessoas, caso seja um projeto coletivo. O site da ilha não se dá ao trabalho de responder perguntas normalmente feitas por turistas, como as temperaturas que os visitantes vão encontrar na temporada de hospedagem gratuita. "Nós não somos um resort", diz o texto de apresentação.

Não é mais possível se hospedar no local neste ano, mas a Ilha das Ideias já está recebendo inscrições de projetos para a temporada de 2020. O envio pode ser feito pelo site da ilha.