Preloader

Inovação

Líder em carros elétricos, Noruega agora vai fabricar seu próprio modelo

sexta-feira, 9 de agosto de 2019
Líder em carros elétricos, Noruega agora vai fabricar seu próprio modelo

Nenhum país do mundo aderiu com mais força aos carros elétricos do que a Noruega. Em 2018, pouco mais de 30% dos veículos novos comercializados no mercado norueguês tinham exclusivamente cabos plug-in em vez de tanques de gasolina e, em março deste ano, pela primeira vez esses modelos passaram a responder pela maioria das vendas. Isso tudo ocorreu sem que o país produzisse seu próprio veículo elétrico, o que está perto de mudar com a chegada do Reverie, um projeto da Fresco Motors.

A montadora norueguesa apresentou nesta semana imagens de seu modelo elétrico, um sedan que deve chegar ao mercado em 2021 e que, antes mesmo de os consumidores verem o carro pessoalmente - as imagens divulgadas nesta semana foram geradas por computador -, já tem 70 unidades reservadas. A aposta é que o automóvel venha a ser o grande rival do Model 3 - carro da Tesla de preço mais acessível - naquele que é, proporcionalmente, o mais importante mercado de carros elétricos do mundo.

LEIA TAMBÉM:
Noruega será o primeiro país do mundo a recarregar táxis elétricos pelo ar
Conheça o Sion, o carro elétrico feito na Suécia que é autossuficiente e 100% reciclável
Noruega, Suécia e Finlândia estão entre os melhores países para os carros autônomos

O Reverie terá 4,81 metros de comprimento, 2,23m de largura e 1,40m de altura, enquanto a distância entre eixos será de 2,75m. Segundo a montadora, o modelo terá velocidade máxima de 300km/h e fará de 0 a 100km/h em apenas 2 segundos - e sem emitir poluentes -, mas ainda não há informações sobre sua autonomia. A Fresco também não revelou o preço do sedan.

"Os concorrentes que escolhemos priorizar na Noruega são a Nissan com o Leaf, a Volkswagen com e-Golf, a BMW com i3, a Tesla com Model S, a Kia com o Soul Electric e a Tesla com Model X, o que se deve ao fato de que esses terem sido os seis carros elétricos mais populares na Noruega em 2018", disse Espen Kvalvik, CEO da Fresco. "É claro que também levamos em consideração o Tesla Model 3."

A Fresco Motors é uma startup de Trondheim, cidade localizada na região central da Noruega e que, com cerca de 170 mil habitantes, é a terceira maior do país. As reservas do Reverie não são compromisso de compra, segundo a montadora, mas asseguram a preferência na aquisição e também benefícios como participar dos primeiros test-drive em Trondheim. É possível reservar uma unidade no site da empresa.