Preloader

Sociedade

Um sonho na prancheta: um hotel 600m acima de um fiorde norueguês

quarta-feira, 7 de agosto de 2019
Um sonho na prancheta: um hotel 600m acima de um fiorde norueguês

Os fiordes da Noruega são um espetáculo por si só, mas um novo projeto quer dar um passo além e construir um hotel cinco estrelas no alto de uma dessas baías. O hotel foi projetado para ser instalado no alto do Preikestolen, um dos mais famosos penhascos noruegueses, que fica 600 metros acima do Fiorde de Lyse, no sudoeste do país.

O projeto foi desenvolvido pelo estúdio de arquitetura Hayri Atak, da Turquia. Ele prevê uma grande plataforma de observação na parte superior, que funcionaria como a entrada do prédio. Abaixo desse ponto haveria três andares com os quartos dos hóspedes. Cada andar teria uma varanda saliente, com vista panorâmica.

LEIA TAMBÉM:
Maior restaurante submarino do mundo começa a operar na Noruega
Mergulho na Islândia é um dos melhores passeios do mundo - e quem diz são os turistas
Suecos criam hotel flutuante para quem quer ver a aurora boreal em grande estilo
Na cidade mais ao norte do mundo, trilheiros ganham descanso em cabana futurística

No nível mais baixo do hotel ficaria uma piscina longa e estreita, que se projeta para fora da face do penhasco. O conceito prevê um deck de observação para os hóspedes relaxarem.

Hospedar-se em um local como esse parece ser o sonho de qualquer turista, mas, por ora, a estadia deve ficar mesmo apenas no sonho: o Hayri Atak desenvolveu o conceito para tentar atrair investidores para financiar o projeto. No momento, não há nenhuma previsão de início de obras, ou mesmo se um dia elas vão de fato ocorrer.

Se um dia sair do papel, o hotel tende a virar uma atração à parte naquela que já é uma das atrações turísticas naturais mais visitadas da Noruega. Preikestolen, um destino bastante procurado por praticantes de base jumping, recebe mais de 200 mil turistas a cada temporada de verão.