Preloader

Sociedade

Venda da dona da marca Wilson pode ser uma das maiores da história da Finlândia

Venda da dona da marca Wilson pode ser uma das maiores da história da Finlândia

Um consórcio de investimentos que inclui a Anta Sports, empresa chinesa de roupas esportivas, apresentou na última sexta-feira (7/12) uma proposta formal de compra da empresa materiais esportivos Amer Sports estimada em 4,6 bilhões de euros (US$ 5,2 bilhões). Se concretizada, a aquisição da empresa, dona de marcas como a Wilson - que fornece as raquetes do tenista Roger Federer (foto), um dos maiores vencedores da história da modalidade e atual número 3 do mundo -, será uma dos maiores já registradas na Finlândia.

Em comunicado, a Mascot Bidco, empresa registrada em Helsinque no fim de novembro, anunciou formalmente uma oferta em dinheiro para comprar todas as ações da Amer. Além da Anta, o consórcio Mascot Bidco inclui o fundo de investimento FV Fund, da Anamered Investments, que é de propriedade integral do bilionário canadense Chip Wilson e da chinesa Tencent. A Anamered é a mesma que há dois anos comprou uma participação majoritária na Supercell, empresa de jogos eletrônicos criadora do sucesso Finnish.

Em comunicado à bolsa de valores divulgado na sexta-feira, a Amer Sports informou que seu conselho aprovou por unanimidade a oferta de compra. Os principais acionistas da empresa também se comprometeram a aceitar a oferta de compra, sujeita a termos e condições de rotina. Eles incluem as seguradoras pessoais Kaleva e Mandatum Life e as seguradoras de pensão Ilmarinen e Varma, entre outras.

A empresa informou também que o consórcio de investidores pediu que o CEO Heikki Takala e sua equipe de comando permanecessem na Amer após a transação. Ela acrescentou que não esperava que a venda tivesse um grande impacto sobre suas operações, posição de caixa, administração ou pessoal ou mesmo sua sede.

As notícias sobre uma possível compra a Amer Sports têm circulado ao menos desde setembro. Com um valor de mercado estimado em 4 bilhões de euros, a empresa é uma das maiores empresas listadas na Bolsa de Valores de Helsinque.

Após o anúncio da oferta de compra, a bolsa de valores registrou um rápido aumento no volume de negociações das ações da Amer, que subiram 9%. No entanto, a negociação foi suspensa no meio da manhã de sexta-feira, a pedido da empresa.