Preloader

Sociedade

Venda da dona da marca Wilson pode ser uma das maiores da história da Finlândia

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018
Venda da dona da marca Wilson pode ser uma das maiores da história da Finlândia

Um consórcio de investimentos que inclui a Anta Sports, empresa chinesa de roupas esportivas, apresentou na última sexta-feira (7/12) uma proposta formal de compra da empresa materiais esportivos Amer Sports estimada em 4,6 bilhões de euros (US$ 5,2 bilhões). Se concretizada, a aquisição da empresa, dona de marcas como a Wilson - que fornece as raquetes do tenista Roger Federer (foto), um dos maiores vencedores da história da modalidade e atual número 3 do mundo -, será uma dos maiores já registradas na Finlândia.

Em comunicado, a Mascot Bidco, empresa registrada em Helsinque no fim de novembro, anunciou formalmente uma oferta em dinheiro para comprar todas as ações da Amer. Além da Anta, o consórcio Mascot Bidco inclui o fundo de investimento FV Fund, da Anamered Investments, que é de propriedade integral do bilionário canadense Chip Wilson e da chinesa Tencent. A Anamered é a mesma que há dois anos comprou uma participação majoritária na Supercell, empresa de jogos eletrônicos criadora do sucesso Finnish.

Em comunicado à bolsa de valores divulgado na sexta-feira, a Amer Sports informou que seu conselho aprovou por unanimidade a oferta de compra. Os principais acionistas da empresa também se comprometeram a aceitar a oferta de compra, sujeita a termos e condições de rotina. Eles incluem as seguradoras pessoais Kaleva e Mandatum Life e as seguradoras de pensão Ilmarinen e Varma, entre outras.

A empresa informou também que o consórcio de investidores pediu que o CEO Heikki Takala e sua equipe de comando permanecessem na Amer após a transação. Ela acrescentou que não esperava que a venda tivesse um grande impacto sobre suas operações, posição de caixa, administração ou pessoal ou mesmo sua sede.

As notícias sobre uma possível compra a Amer Sports têm circulado ao menos desde setembro. Com um valor de mercado estimado em 4 bilhões de euros, a empresa é uma das maiores empresas listadas na Bolsa de Valores de Helsinque.

Após o anúncio da oferta de compra, a bolsa de valores registrou um rápido aumento no volume de negociações das ações da Amer, que subiram 9%. No entanto, a negociação foi suspensa no meio da manhã de sexta-feira, a pedido da empresa.