Preloader

Sociedade

Dinamarquês Tivoli Gardens é eleito um dos melhores parques de diversão do mundo

quarta-feira, 31 de julho de 2019
Dinamarquês Tivoli Gardens é eleito um dos melhores parques de diversão do mundo

Centenário e muito concorrido, o Tivoli Gardens, em Copenhague, acaba de reafirmar sua popularidade ao ser apontado como um dos dez melhores parques de diversões do mundo. A atração dinamarquesa ficou em sétimo lugar no Travellers' Choice 2019, eleição realizada pelo site especializado em viagens TripAdvisor a partir da votação dos próprios turistas e visitantes.

Na Europa, o Tivoli ficou em segundo lugar na lista, atrás apenas do Puy du Fou, na França. O ranking global foi dominado pelos parques americanos: o Islands of Adventure, em Orlando, apareceu em primeiro lugar, seguido por outros três parques também localizados na cidade da Flórida. A lista também teve entre os destaques o Beto Carrero World, em Penha, no litoral de Santa Catarina, eleito o melhor do gênero tanto no Brasil quanto na América Latina.

LEIA TAMBÉM:
Copenhague é a cidade a visitar em 2019, segundo o Lonely Planet
Copenhague, Oslo e Helsinque estão entre as cidades mais "amigas das bicicletas"
"Alugue um finlandês": como é o novo programa do país para atrair turistas

Não é exagero dizer que o Tivoli Gardens é um patrimônio histórico do turismo dinamarquês. Inaugurado em agosto de 1843, ele é o segundo parque de diversões mais antigo do mundo ainda em funcionamento. Com seus quase 176 anos de existência, ele só fica atrás do Parque Dyrehavsbakken, também na Dinamarca, que funciona desde 1583. E um outro cartão de visitas é igualmente uma referência histórica: o Tivoli Gardens é conhecido como a fonte de inspiração de Walt Disney para a criação da Disneylândia, na Califórnia. 

Com média de mais de 4 milhões de visitantes por ano, o Tivoli é a atração que mais recebe turistas no país. Sua localização, no coração de Copenhague, que permite deslocamentos a pé a outros pontos de interesse na capital dinamarquesa, é um estímulo a mais à visitação. Mas não o único, claro: os atrativos incluem uma das montanhas russas de madeira mais antigas do mundo (construída em 1914), uma série de jardins bem-cuidados, que convidam para caminhadas e piqueniques, e cerca de 30 restaurantes.

Para interessados em conhecê-lo, é bom ter em mente que o Tivoli abre apenas na primavera, no verão e em curtas temporadas no Halloween e no Natal. Nas festas de fim de ano, a propósito, o parque realiza diariamente um show de fogos de artifício, uma atração à parte na programação turística de Copenhague a cada mês de dezembro.