Preloader

Sociedade

Bergen, na Noruega, terá o maior túnel para ciclistas do mundo

segunda-feira, 22 de julho de 2019
Bergen, na Noruega, terá o maior túnel para ciclistas do mundo

A cidade de Bergen, na costa oeste da Noruega, tem entre suas atrações turísticas as famosas sete montanhas que circundam sua área central - através das quais há uma série de túneis, que servem tanto automóveis quanto o transporte ferroviário. Agora, a população do município passará a contar também com um túnel de uso exclusivo de ciclistas e pedestres - e que será o maior do mundo para a passagem de bicicletas.

Com 2,9km de extensão, a nova passagem atravessará o monte Løvstakken, em um trajeto que será paralelo à nova linha do veículo leve sobre trilhos (VLT) que ligará Fyllingsdalen ao centro de Bergen, a segunda maior cidade norueguesa, com 280 mil habitantes. Ainda em obras, o túnel deve ser aberto ao público em 2023.

LEIA TAMBÉM:
Conheça Bergen, que acaba de ser eleita a cidade mais bonita da Noruega
Copenhague, Oslo e Helsinque estão entre as cidades mais "amigas das bicicletas"
Até 2024, um em cada cinco finlandeses pretende se desfazer de seus carros

O túnel para ciclistas e pedestres servirá também como uma linha de manobra e escape para o novo VLT. Com a estrutura, a distância entre Fyllingdalen e o centro de Bergen será encurtada em 5,5km, economizando cerca de 20 minutos no deslocamento.

A obra não se restringe a esforços de engenharia. Psicólogos foram consultados para criar a melhor o melhor ambiente para ciclistas e pedestres dentro da montanha - de bicicleta, o deslocamento no túnel levará cerca de 9 minutos, e a pé, de até 40 minutos. Com isso, duas “salas” serão escavadas para fornecer intervalos naturais.

Para aumentar a segurança, o projeto inclui ainda a instalação de 100 câmeras e também telefones de emergência. “É essencial criar um design que reduza a probabilidade de algum crime ocorre. Também é importante ter vigilância para que, se algo acontecer, isso seja filmado e documentado ”, diz Ole Wilhelm Mortensen, da Bybanen Utbygging, a empresa de transporte ferroviário de Bergen.