Preloader

Sociedade

Suecos criam hotel flutuante para quem quer ver a aurora boreal em grande estilo

quinta-feira, 18 de julho de 2019
Suecos criam hotel flutuante para quem quer ver a aurora boreal em grande estilo

Se a experiência de avistar a aurora boreal já é, por si só, especial, ela pode ficar ainda mais exclusiva se for feita a partir de um hotel de luxo - e flutuante. E foi isso mesmo o que os suecos pensaram com o projeto do Arctic Bath, instalado sobre as águas geladas do Rio Lule, que nasce na Lapônia e chega até o norte do país.

O hotel ainda não está em operação, mas acaba de abrir para reservas, oferecendo hospedagem a partir de fevereiro de 2020. Sobre as águas, há apenas seis quartos, que ora flutuam no Lule, ora permanecem congelados sobre o rio no inverno sueco. Todos os quartos têm wi-fi, ar-condicionado e aquecimento. Além dos quartos flutuantes, o hotel oferece ainda outros seis em terra firme.

LEIA TAMBÉM:
Maior restaurante submarino do mundo começa a operar na Noruega
Na cidade mais ao norte do mundo, trilheiros ganham descanso em cabana futurística
- O Icehotel, na Suécia, o primeiro hotel de gelo do mundo, completa 30 anos

O complexo conta também com spa, quatro saunas e banhos ao ar livre - com água quente e fria, para que os hóspedes possam se alternar entre uma e outra quando forem utilizar a sauna. Os tratamentos de bem-estar incluem massagem e sessões de cura com cristais, enquanto o menu privilegia ingredientes locais.

Com seu prédio principal em formato circular, o hotel foi desenhado pelos arquitetos Bertil Harström e Johan Kauppi. Para criar o projeto, a dupla inspirou-se na "era da madeira flutuante, que lembra como as árvores caídas eram transportadas rio abaixo para serem processadas [pela indústria]."

Tamanha comodidade, é claro, não é barata. Segundo o Lonely Planet, uma estadia de três dias em uma das cabines flutuantes do Arctic Bath - com café da manhã, um jantar noturno composto por cinco pratos, uma viagem guiada para avistar a aurora boreal na região, traslado e spa - custa o equivalente a R$ 12 mil por pessoa.