Preloader

Sociedade

Escandinavos brilham em ranking que avalia as "marcas" dos países

terça-feira, 2 de julho de 2019
Escandinavos brilham em ranking que avalia as "marcas" dos países

Os países escandinavos ficaram entre os principais destaques da nova edição do FutureBrand Country Index, ranking que compara a reputação internacional das "marcas" dos países. Noruega (na foto, o fiorde norueguês de Nærøy), Suécia e Finlândia, que ficaram em segundo, quarto e quinto lugares, respectivamente, ocuparam três das cinco primeiras posições, enquanto a Dinamarca, também presente entre os dez primeiros, apareceu em sétimo.

Dos quatro países, o que mais avançou em relação à edição anterior da pesquisa, de 2014, foi a Finlândia, que subiu oito posições; a Noruega subiu quatro e a Dinamarca, duas, enquanto a Suécia permaneceu na mesma colocação. O Japão ficou em primeiro lugar e a Suíça em terceiro.

LEIA TAMBÉM:
Noruega, Dinamarca e Suécia aparecem no topo do "ranking global de honestidade"
Líder entre as escandinavas, Ikea é uma das 100 marcas mais valiosas do mundo
Em novo ranking, Dinamarca e Suécia aparecem entre os países mais competitivos do mundo

O FutureBrand Country Index avalia a percepção global de 75 países - a Islândia não fez parte do levantamento. A pesquisa analisou itens divididos em dois grupos, o "propósito" do país (que inclui seu sistema de valores, qualidade de vida e potencial de negócios) e sua "experiência" (dimensão composta por patrimônio cultural, turismo e produtos e serviços).

"Em nosso último relatório, os entrevistados tiveram percepções mais altas que a média sobre os escandinavos nas principais dimensões avaliadas. A pesquisa de 2019 indica que esses países continuam, com sucesso, a se fortalecer com base em pontos fortes que eles já têm", diz a FutureBrands no estudo. "Não há dúvida de que eles 'vendem' bem seu compromisso com o meio ambiente e suas belezas naturais."

O Japão foi elogiado no estudo por sua "identidade e reputação sempre sólidas entre potenciais turistas, visitantes, estudantes, residentes, consumidores e investidores". "A rica cultura do Japão, que engloba uma qualidade ótima de vida, beleza natural e patrimônio, atrai visitantes de todo o mundo", diz o estudo.

O Brasil caiu quatro posições no ranking e aparece agora em 47º lugar, logo atrás do Panamá e uma à frente de Cuba.

Clique aqui para baixar a versão completa do FutureBrand Country Index.