Preloader

Inovação

Na Finlândia, fábrica da ABB adota IA e telefonia 5G em iniciativa inédita no mundo

quinta-feira, 27 de junho de 2019
Na Finlândia, fábrica da ABB adota IA e telefonia 5G em iniciativa inédita no mundo

Uma fábrica da ABB localizada em Helsinque começou a usar um aplicativo de inteligência artificial baseado em rede sem fio 5G na fabricação de inversores de frequência, dispositivo utilizado para alterar a velocidade de giro de um motor elétrico. A novidade, revelada neste mês, faz da companhia a primeira do mundo a adotar um app de inteligência artificial com uma rede de telefonia 5G não em testes, mas no uso industrial real.

O aplicativo foi incorporado à linha de produção para aumentar a segurança e as condições de trabalho dos funcionários e, ao mesmo tempo, ajudara evitar erros humanos. Uma câmera instalada logo acima da estação de trabalho capta os movimentos e a postura do colaborador. Com a rápida conexão 5G, o funcionário recebe em tempo real um aviso sobre se a postura do corpo ou das mãos adotada ao longo da tarefa é a mais ergonomicamente adequada.

LEIA TAMBÉM:
Finlândia e Suécia terão centros de inovação desenvolvidos pela Coreia do Sul
Noruega, Suécia e Finlândia estão entre os melhores países para os carros autônomos
Suecos criam "Hatometen", o robô que combate o discurso de ódio nas redes

"Este não é um exercício acadêmico, mas a produção real - e um primeiro passo, único, na incorporação da telefonia 5G e da inteligência artificial", disse Simo Saynevirta, diretor de projetos de digitalização da ABB Finlândia. Segundo a empresa, em um novo passo de evolução da iniciativa, há planos para incluir no sistema recursos de realidade aumentada ao sistema.

Segundo a agência Xinhua, o novo sistema, adotado no início do mês, foi adotado em uma linha de montagem que é particularmente exigente para os trabalhadores - diferentes versões do produto são montadas na mesma linha. A união entre o aplicativo e a velocidade do sistema 5G ajuda a identificar e corrigir as falhas rapidamente.

"O projeto cresceu com base no ecossistema cooperativo das indústrias manufatureiras finlandesas e do setor de comunicações móveis", disse a ABB, em comunicado. A empresa finlandesa de engenharia de software Atostek é responsável pela visão computacional e pelo aplicativo de inteligência artificial, enquanto a operadora de telefonia Telia fornece as conexões 5G.