Preloader

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Lahti, na Finlândia, é eleita a Capital Verde da Europa para 2021

terça-feira, 25 de junho de 2019
Lahti, na Finlândia, é eleita a Capital Verde da Europa para 2021

A cidade finlandesa de Lahti acaba de ser eleita para ser a Capital Verde da Europa para 2021, superando as candidaturas das francesas Lille e Estrasburgo. Com 120 mil habitantes, o município, localizado a cerca de 100 quilômetros de Helsinque, foi escolhido por causa de suas iniciativas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O Prêmio Capital Verde da Europa, da Comissão Europeia, o braço executivo da União Europeia, tem sido entregue anualmente desde 2010 para cidades que estão na vanguarda da vida urbana ecologicamente correta. Com a escolha, Lahti recebeu um prêmio de € 350 mil (cerca de R$ 1,5 milhão) para dar início aos preparativos a seu ano como Capital Verde.

LEIA TAMBÉM:
Finlândia estabelece meta de se tornar livre de carbono até 2035
Qualidade do ar bate recorde positivo na Noruega, diz pesquisa
Finlândia vai criar programa nacional de ensino sobre mudanças climáticas

Em Lahti, 99% das pessoas vivem a 300 metros de áreas urbanas verdes. A cidade tem uma estratégia ambiental que impressionou os responsáveis pela escolha e desde 1997 conta com um plano de limpeza do ar. Ela também é particularmente forte na política de gestão de resíduos, crescimento verde e ecoinovação, segundo o comunicado distribuído pela Comissão Europeia.

Além disso, no próximo outono (setembro a dezembro), Lahti - muitas vezes associada ao esqui cross-country e aos saltos de esqui - oferecerá a seus moradores um sistema de negociação pessoal de créditos de carbono lastreado nas emissões de poluentes no trânsito. A novidade chegará meses depois de o município abolir o uso de carvão mineral. A mudança entrou em vigor no início de abril.

Desde que foi criado, em 2010, o prêmio tem escolhido uma capital verde por ano, uma honraria que dá à eleita a missão de atuar como embaixadora do desenvolvimento urbano sustentável no continente. Em 2019, o título está com outra cidade escandinava, a norueguesa Oslo. Para 2020, a escolhida é Lisboa, em Portugal. Lahti é a primeira cidade finlandesa a ser eleita.