Preloader

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Para promover a sustentabilidade, Islândia lança inédita "água de torneira premium"

quarta-feira, 5 de junho de 2019
Para promover a sustentabilidade, Islândia lança inédita "água de torneira premium"

Em islandês, a palavra "kranavatn" significa, literalmente, água da torneira. Em uma iniciativa de promoção do consumo sustentável e de cuidado com os recursos naturais, os islandeses transformaram Kranavatn em uma marca - e uma marca de água de torneira, mas "premium".

A iniciativa é da Inspired by Iceland, marca oficial do turismo islandês. A ideia é não apenas lembrar os consumidores - em particular os turistas - que, além de abundante e gratuito, na Islândia, a água é também um recurso de alta qualidade. O objetivo é também reduzir o uso de garrafas plásticas no país.

LEIA TAMBÉM:
Ao aproveitar calor dos vulcões, Islândia vai plantar até bananas
Na Islândia, presidente usa redes sociais para pedir à população que não jogue lixo no chão
Qualidade do ar de Islândia e Finlândia é a melhor do mundo, diz estudo

Segundo a Inspired by Iceland, o projeto pretende passar uma mensagem positiva na luta global para reduzir o desperdício de plástico e contribuir na discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Social da Organização das Nações Unidas (ONU). "Uma mudança no comportamento dos turistas ao usarem menos plástico nas suas viagens teria um impacto ambiental significativo", afirma a agência.

A campanha vai lembrar os turistas que a água que sai das torneiras no país - glacial e filtrada - é reconhecida como uma das mais limpas e saborosas do mundo. Ao contrário do que ocorre em outros países, 98% da água de torneira islandesa não passa por tratamentos químicos. Além disso, de acordo com a Agência Ambiental da Islândia, medições mostram que a presença de substâncias indesejadas na água do país está muito abaixo dos limites aceitos internacionalmente.

Participarão da ação restaurantes, bares e hotéis islandeses previamente selecionados, nos quais a Kranavatn será posicionada como uma nova bebida de luxo. Os turistas que chegarem à Islândia em meados deste mês de junho, no início do verão no país, poderão encontrar já no aeroporto um bar com a marca Kranavatn, onde poderão desfrutar de água islandesa diretamente da torneira. Os consumidores irão desbloquear um voucher com valor equivalente ao dinheiro que eles gastariam em garrafas de água. O voucher poderá ser usado em qualquer loja de varejo do país.

Clique aqui para saber mais sobre a nova água premium islandesa.