Preloader

Inovação

Malmö ganha espaço como centro de atração de empresas inovadoras na Suécia

terça-feira, 7 de maio de 2019
Malmö ganha espaço como centro de atração de empresas inovadoras na Suécia

A fama da Suécia de ser um terreno fértil para o surgimento de "empresas unicórnio" (avaliadas em pelo menos US$ 1 bilhão) é bem conhecida. Essa fama deve-se muito à reputação de Estocolmo, que deu ao mundo companhias de sucessos como Spotify, Klarna e Skype, mas outros centros inovadores têm despontado no país - e isso é particularmente forte no caso de Malmö. 

Localizada no extremo sul da Suécia, Malmö, a terceira maior cidade do país, com pouco mais de 300 mil habitantes, sempre teve uma economia de perfil industrial, mas, à medida que a dependência desse setor se dissipou, sua cultura empreendedora e sua personalidade deram início à era das startups de tecnologia. Não por acaso, a cidade é hoje a quarta no mundo em volume de patentes per capital, à frente de Estocolmo (9º) e Gotemburgo (11º).

LEIA TAMBÉM:
Na Suécia, trabalhadores ganham licença para abrir seu próprio negócio
Finlândia e Suécia estão entre os países mais inovadores do mundo, segundo ranking da Bloomberg
Microsoft e Amazon rendem-se ao apelo da inovação da Suécia

"O ecossistema das startups de tecnologia de Estocolmo pode estar mais maduro, mas ele não é tão flexível ou convidativo como Malmö é agora", disse ao site Computer Weekly Vedrana Högqvist Tabor, CEO da empresa de tecnologia de saúde Boost Thyroid, que fornece informações científicas e ferramentas para a prevenção da tireoidite de Hashimoto, uma doença auto-imune. “Talvez seja o fato de ser uma cidade menor ou o de ela não ter o peso de ser uma capital. De qualquer forma, Malmö talvez esteja hoje no estágio em que Estocolmo estava há dez anos, mostrando sua inovação flexível para o resto do continente e para o mundo.”

Algumas startups de peso têm suas operações na cidade, e não porque elas nasceram lá, mas porque fizeram essa escolha. "Por quê? Porque aqui é onde está a diversidade, o talento em hardware e o melhor acesso ao resto do mundo”, disse Mehrdad Mahdjoubi, CEO da Orbital Systems, que desenvolveu um chuveiro digital para reduzir o desperdício de água.

A diversidade da população, aliás, é citada como um diferencial competitivo na atração de novos empreendimentos. Grande parte de sua população é composta por não-suecos. Isso se deve à presença de grandes empresas, como a Ericsson, e ao porto da cidade.

Recrutar talentos de diferentes nacionalidades, gêneros, ideias e perspectivas de vida é “muito fácil”, complementa Vedrana Tabor, da Boost Thyroid. “Esses empreendedores e indivíduos talentosos todos se conhecem bem, e há muito pouca competitividade entre eles”, afirma ela, campeão do programa de aceleração Fast Track Malmö. “As pessoas na cidade realmente querem resolver as coisas. Já morei em Amsterdã, Estocolmo e Berlim antes, mas Malmö prospera por ser menor e ter todas as startups praticamente em cima umas das outras."

Nils Lekeberg, co-fundador da Enjay, empresa que tem desenvolvido soluções digitais de eficiência energética, conta que foi atraído para Malmö pela boa fama que o universo empreendedor da cidade tem construído. “Estávamos inicialmente no interior do país e tínhamos dúvida sobre aderir a uma incubadora de Malmö, mas acabamos decidindo vir, e estamos muito satisfeitos."