Preloader

Escandinávia e Brasil

Suécia busca estudantes brasileiros e oferece 900 bolsas de estudo

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018
Suécia busca estudantes brasileiros e oferece 900 bolsas de estudo

As universidades da Suécia estão em busca de estudantes brasileiros. Ao todo, são 28 instituições de ensino suecas oferecendo 800 programas de estudos e 900 bolsas para estrangeiros. Essas vagas não são exclusivas para os brasileiros, mas a busca por nossos estudantes ficou evidente no fim de novembro, quando foi realizada a Feira de Carreiras Suécia-Brasil, em São Paulo.

A garimpagem de talentos ocorre em áreas como nanotecnologia, tecnologia da informação e outras ligadas a inovação. A vantagem para brasileiros é que as oportunidades não exigem fluência em sueco - as aulas são em inglês. Há oportunidades de bolsa tanto para graduação quanto para mestrado. Os programas têm foco em mestrado, com duração variada.

Passo a passo para as bolsas de estudo
O primeiro passo é acessar o site Study in Sweden, que traz informações sobre cursos e tira dúvidas sobre a vida na Suécia. Escolhido o curso e a instituição, acesse e se inscreva no site University Admissions. La é possível inscrever-se para concorrer a uma bolsa (as instituições não fazem anúncio delas), em até quatro universidades diferentes.

A solicitação é feita pelo aluno, e a instituição que define a porcentagem e tipo de bolsa, que podem variar. Pode ser de 100%, com hospedagem bancada pelo aluno, ou parciais, que podem incluir acomodação. Há a possibilidade da universidade oferecer o emprego.

Passo a passo para os programas de estudo
Os programas de estudo estão disponíveis em áreas específica do site Study in Sweden, onde são anunciadas as oportunidades. Essa modalidade é a que combina estudo e trabalho. Nela, o aluno estudará e e trabalhará em alguma empresa sueca - recebendo salário - para desenvolver seu projeto de pesquisa. 

Foto: prédio da Universidade de Estocolmo