Preloader

Sociedade

Maior restaurante submarino do mundo começa a operar na Noruega

sábado, 23 de março de 2019
Maior restaurante submarino do mundo começa a operar na Noruega

A Noruega inaugurou na última semana o primeiro restaurante subaquático da Europa - e o maior do gênero no mundo. Na noite de abertura, apenas amigos e familiares dos proprietários estiveram no local, mas não que não houvesse demanda do público, muito pelo contrário: antes mesmo de entrar em operação, a casa já havia recebido mais de 7 mil solicitações de reserva.

Construído no extremo sul do país, o restaurante foi apropriadamente batizado de Under, palavra que, em inglês, significa "debaixo e em norueguês, "maravilha". Seu projeto é assinado pelo estúdio de arquitetura norueguês Snøhetta, que também criou o Teatro da Ópera, em Oslo, e o museu em memória das vítimas do 11 de setembro, em Nova York.

LEIA TAMBÉM:
Islândia, Suécia e Noruega estão entre os países mais saudáveis do mundo, diz Bloomberg
Em pódio todo escandinavo, Dinamarca vence o Bocuse d’Or, a Copa do Mundo da gastronomia
Suécia cria o maior restaurante de comida natural (e gourmet) do mundo

Do lado de fora, o restaurante tem o formato de um tubo de concreto que está mergulhando no mar. Ao entrar no local, a primeira sensação é de que se está chegando a uma sauna, já que a parte superior é coberta com tábuas de madeira. Um lance de escada de oito metros leva ao salão, com capacidade para 40 pessoas. Uma ampla janela dá vista para o oceano.

"Nós vamos atrair turistas de todo o mundo. Esse é o nosso objetivo", disse ao site Visit Norway Gaute Ubostad, um dos proprietários do Under. Ele foi projetado para que os reflexos na parede de vidro sejam mínimos. Assim, a luz natural invade o salão durante o dia, filtrada pela cor esverdeada da água.

A primeira fase de abertura tem sido restrita a convidados; segundo a agência Deutsche Welle, os primeiros clientes pagantes do restaurantes deverão visitá-lo a partir do mês de abril. Uma refeição completa de 18 pratos pode custar até 3.700 coroas norueguesas (ou cerca de 1.680) por pessoa, incluindo bebidas. Os pratos são, claro, à base de frutos do mar.