Preloader

Sociedade

"Alugue um finlandês": como é o novo programa do país para atrair turistas

segunda-feira, 4 de março de 2019
"Alugue um finlandês": como é o novo programa do país para atrair turistas

A Finlândia decidiu levar às últimas consequências o turismo de experiência: para que os turistas estrangeiros possam ter a chance de conhecer o país como se fossem um morador local, em breve será possível "alugar" um finlandês. A iniciativa foi criada pelo Visit Finland, o órgão oficial de promoção do turismo do país.

Batizada de "Rent a Finn", a campanha vai abrir no dia 18 de março as inscrições para hospedagem na casa de um guia. Com ela, os turistas poderão experimentar a cultura e entender como é viver como um finlandês - e tudo isso com a ajuda de um morador, que servirá como guia da visita. O programa selecionou oito finlandeses para o trabalho de "guias da felicidade", uma referência ao status que a Finlândia alcançou em pesquisas internacionais como o país mais feliz do mundo.

LEIA TAMBÉM:
"Felizes e desempregados": o que a Finlândia descobriu com seu programa de renda mínima
Finlândia lidera o "Good Country Index", que avalia a contribuição dos países para a humanidade
Finlandesa é a "cidade mais feliz do mundo" - e tem série de serviços bancados pelo Estado

"Queremos garantir que os viajantes possam ter uma experiência finlandesa autêntica, mostrando nossa conexão com a natureza com nossos guias da felicidade", disse o diretor sênior de marketing internacional da Business Finland, Heli Jimenez, em um comunicado, segundo registro da revista Forbes. "Ao 'alugar um finlandês', será possível aos viajantes viver a vida de um local, seja em um feliz dia de verão, com busca de comida em uma caminhadas pela floresta, seja se hospedando em uma casa de campo remota com vista para um lago isolado."

A Finlândia tem histórico de criar iniciativas do gênero. Em 2016, o país lançou o “FinRelax”, programa em que convidava os turistas a desestressar em um processo de cinco etapas, focado na natureza. Depois, em 2018, os finlandeses atraíram visitantes oferecendo trabalhos de sonho que incluíam a observação da aurora boreal. 

"Muitos viajantes escolhem a Finlândia como um destino por causa de nossa natureza serena e silêncio", acrescentou Jimenez. “Os direitos universais finlandeses - como o de desfrutar de atividades ao ar livre, independentemente de quem possui ou ocupa uma área - são fundamentais para nossa cultura; estar ao ar livre é uma parte da nossa vida. As crianças brincam nas ruas, independentemente do clima, e muito do nosso tempo livre é gasto na floresta. Essa pode ser uma chave para nossa felicidade. O Rent a Finn é uma tentativa de compartilhar essa experiência com o mundo.”

Clique aqui e conheça o programa.