Preloader

Sociedade

Unidos, países escandinavos querem sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019
Unidos, países escandinavos querem sediar a Copa do Mundo Feminina de 2027

Se depender de união, a Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027 já tem destino definido: a Escandinávia. Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia, Dinamarca e Ilhas Faroe (que têm uma federação independente da dinamarquesa) estão trabalhando em uma candidatura conjunta para sediar a competição.

As federações de futebol dos seis países reuniram-se no início de fevereiro para discutir a ideia. Na nova etapa do trabalho, elas vão agora identificar possíveis cidades-sede e estádios para receber o torneio. 

LEIA TAMBÉM:
Qual a maior potência esportiva da Escandinávia? Um pesquisador acredita ter achado a resposta
Sinônimo de bicicletas, Dinamarca abrirá o Tour de France em 2021
Efeito Magnus: agora "cool", xadrez vira febre na Noruega

"Nós temos uma boa cooperação, e os países nórdicos têm uma posição de liderança no futebol feminino", disse Terje Svendsen, presidente da Associação Norueguesa de Futebol, segundo registro da BBC. "As seis federações concluíram até o momento que uma candidatura conjunta deve basear-se em valores comuns entre nós. Vamos nos unir para tentar receber um dos maiores campeonatos de futebol do mundo."

A Copa do Mundo feminina foi organizada pela primeira vez na China, em 1991, ano em que o título ficou com os Estados Unidos - Noruega e Suécia ficaram com o segundo e o terceiro lugares, respectivamente. Quatro anos depois, na segunda edição do torneio, o brilho foi todo escandinavo: além de a competição ter sido realizada na Suécia, a campeã foi a Noruega.

Os dois países têm mantido o papel de protagonistas desde então, com um vice-campeonato (sueco, em 2003), um terceiro lugar (também da Suécia, em 2011) e dois quartos (1999 e 2007, ambos da Noruega). Além disso, as norueguesas somam uma medalha de ouro (2000) e uma de bronze (1996) nos Jogos Olímpicos, enquanto as suecas têm uma prata, conquistada nos Jogos do Rio, em 2016.

A próxima edição Copa do Mundo Feminina de Futebol será neste ano na França, com abertura no dia 7 de junho. No próximo ano, a FIFA vai definir a sede do torneio para 2023 - Austrália, Japão e África do Sul estão na disputa. Recentemente, a Dinamarca também anunciou seu interesse em sediar o Campeonato Europeu Feminino de 2025.

(Foto: Trond Tandberg/Getty Images)