Na Noruega, primeira-ministra explica o coronavírus às crianças

Mesmo em meio à crise global surgida com a pandemia, a premiê foi à TV participar de uma sabatina em que apenas crianças faziam perguntas

0
8496
Erna Solberg crianças coronavírus
Olho no olho: a primeira-ministra Erna Solberg já participou de sabatinas com crianças em outras ocasiões

E se as crianças tiverem alguma dúvida sobre o coronavírus, quem nos ajudaria a respondê-las da maneira mais clara e honesta possível? A Noruega tem um nome para abraçar a tarefa: Erna Solberg, a primeira-ministra do país. Mesmo em meio à crise global surgida com a pandemia de Covid-19, a líder norueguesa também respondeu, pessoalmente, perguntas das crianças sobre a infecção respiratória causada pelo vírus e as mudanças no dia a dia que surgiram a partir da disseminação da doença pelo mundo.

A premiê participou na última segunda-feira de um programa de televisão de meia hora de duração destinado a responder perguntas das crianças sobre o coronavírus. Em uma de suas manifestações, a premiê afirmou que não há problema em “sentir medo” durante a pandemia. “Esses dias têm sido diferentes, e muitas crianças acham assustador”, disse ela. “Mas não há problema em sentir medo quando tantas coisas estão acontecendo ao mesmo tempo.”

A primeira-ministra participou da atração acompanhada pelo ministro das Crianças e da Família, Kjell Ingolf Ropstad, e pela ministra da Educação, Guri Melby; ambos também responderam perguntas. O programa foi realizado depois de a Noruega fechar escolas, parques e outras instituições públicas e privadas. As medidas foram adotadas para tentar conter o surto do vírus no país, onde, até esta terça-feira, havia 1.169 casos confirmados e três mortes.

Ciência para os pequenos

Ao falar com as crianças, a premiê deu respostas claras – mas sem soar condescendente – e corretas, sob o aspecto científico. “Quanto tempo levará para surgir uma vacina?” perguntou uma criança. “Nós ainda não sabemos”, respondeu a primeira-ministra. “Pode ser um ano, um pouco menos ou talvez mais que isso. Há muitos bons pesquisadores em todo o mundo trabalhando para criar uma vacina e remédios que funcionem contra o vírus.”

Erna Solberg tem experiência em interações do gênero com os pequenos noruegueses. Ela já participou, por exemplo, do Supernytt (ou “Super Novo”), um noticiário de TV para crianças que vai ao ar na emissora pública NRK desde 2010. No programa, a primeira-ministra respondeu dúvidas como se as escolas deveriam abolir a lição de casa.

No programa sobre o coronavírus, em uma pergunta que talvez fale mais diretamente ao público brasileiro, uma das crianças queria saber por que ela não poderia fazer sua festa de aniversário neste ano. A resposta foi do ministro Kjell Ingolf Ropstad. “O motivo de você não poder celebrar seu aniversário como de costume é que geralmente outras crianças participam. E quando mais crianças se juntam, é mais fácil de ser infectado”, disse ele. “Mas você pode comemorar com um amigo, ou até ser um pouco mais criativo e celebrar com seus amigos pelo (aplicativo) Facetime ou o (jogo online) Minecraft. E você pode ainda adiar a comemoração até que seja possível juntar mais gente para fazer uma festa gigante.”

As crianças entenderam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui