Noruega prevê reestruturação do modelo de turismo de olho na sustentabilidade

0
12

O turismo é visto por muitos países ao redor do mundo como uma grande alternativa para receitas econômicas, porém o que muitos acabam deixando de fora dessa conta são os impactos sociais e ambientais dessa atividade que movimenta bilhões todos os anos. Ciente da importância do setor para a economia, mas de olho na preservação de suas belezas naturais e também em busca de uma exploração mais sustentável dessa atividade, o governo da Noruega está montando uma comissão para estudar o desenvolvimento de destinos sustentáveis.

“Estamos criando um comitê para ver como podemos desenvolver destinos atraentes, ao mesmo tempo em que várias considerações locais sejam atendidas da melhor maneira”, disse o ministro do Comércio e Indústria, Iselin Nybø.

Ainda segundo ele, o objetivo é promover essa reestruturação do modelo turístico depois da pandemia, tornando a atividade mais robusta e sustentável. 

O alerta para as autoridades do país ocorreu a partir do aumento significativo no número de visitantes nos principais pontos turísticos da Noruega. Na avaliação do ministério, um crescimento excessivo de turistas pode resultar em impactos complexos como: congestionamentos, aumento da poluição e o desgaste dos locais por falta de uma preparação e um controle prévio. Eles acreditam que seja necessário melhorar os sistemas de emergência, além de aprimorar a eliminação de resíduos e haver uma ampliação nos estacionamentos. Ou seja, o país precisa se preparar melhor e adequar esses fluxos de visitantes.

De acordo com as informações do governo da Noruega, a comissão terá o papel de avaliar se os destinos têm margens de manobra para poder explorar a atividade turística de forma sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui