Noruega dá primeiro “emprego” ao cão-robô Spot, sucesso na internet

Conhecido por vídeos que viralizaram nas redes sociais, robô vai monitorar plataforma em alto-mar da petroleira norueguesa Aker BP

0
235
cão robô spot noruega aker
Já na rua: as vendas do cão-robô Spot começaram em setembro de 2019 (Foto: Boston Dynamics/divulgação)

Spot, um cão-robô de quatro patas que virou sensação na internet desde que foi apresentado, conseguiu, na Noruega, seu primeiro “emprego” de verdade. A empresa de petróleo e gás Aker BP começará a usá-lo ainda em 2020 para patrulhar uma plataforma no campo de Skarv, no Mar da Noruega.

A expectativa da companhia é que o robô seja capaz de inspecionar a plataforma de maneira autônoma. Spot deve capturar dados sobre vazamentos de gás e outros problemas e gerar relatórios sobre qualquer aspecto da operação que exija mais investigação. Ele também será escalado para executar trabalhos considerados de alto risco para os seres humanos.

A estreia do robô em seu “emprego” será em 2020, mas ele já tem passado por testes e ajutes há anos. Sua fabricante, a empresa americana Boston Dynamics, fez seu lançamento comercial em setembro.

Conhecida por investir pesadamente na digitalização da indústria de petróleo e gás, a Aker BP diz que a “contratação” do robô é parte de seus esforços para aumentar a segurança de suas operações em alto-mar. A empresa tem contrato com a empresa de software de inteligência artificial Cognite para determinar quais tarefas serão entregues ao animal robótico.

O primeiro de muitos

Essas coisas nunca se cansam. Elas têm mais capacidade de adaptação e de coleta de dados”, disse à agência Bloomberg Kjetel Digre, vice-presidente sênior de operações da Aker BP. Karl Johnny Hersvik, CEO da petroleira, afirma ter “quase certeza” de que Spot não será o último robô a conseguir uma vaga de “emprego” do gênero.

As vendas do cão-robô começaram em setembro – a Aker BP já o colocou em testes. Em seu site, a Boston Dynamics apresenta sua criação como ideal para uso em setores como construção civil, segurança pública, operações de petróleo e gás e até entretenimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui