Início Meio Ambiente e Sustentabilidade Lahti, na Finlândia, é eleita a Capital Verde da Europa para 2021

Lahti, na Finlândia, é eleita a Capital Verde da Europa para 2021

A cidade finlandesa de Lahti acaba de ser eleita para ser a Capital Verde da Europa para 2021, superando as candidaturas das francesas Lille e Estrasburgo. Com 120 mil habitantes, o município, localizado a cerca de 100 quilômetros de Helsinque, foi escolhido por causa de suas iniciativas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O Prêmio Capital Verde da Europa, da Comissão Europeia, o braço executivo da União Europeia, tem sido entregue anualmente desde 2010 para cidades que estão na vanguarda da vida urbana ecologicamente correta. Com a escolha, Lahti recebeu um prêmio de € 350 mil (cerca de R$ 1,5 milhão) para dar início aos preparativos a seu ano como Capital Verde.

LEIA TAMBÉM:
– Finlândia estabelece meta de se tornar livre de carbono até 2035
– Qualidade do ar bate recorde positivo na Noruega, diz pesquisa
– Finlândia vai criar programa nacional de ensino sobre mudanças climáticas

Em Lahti, 99% das pessoas vivem a 300 metros de áreas urbanas verdes. A cidade tem uma estratégia ambiental que impressionou os responsáveis pela escolha e desde 1997 conta com um plano de limpeza do ar. Ela também é particularmente forte na política de gestão de resíduos, crescimento verde e ecoinovação, segundo o comunicado distribuído pela Comissão Europeia.

Além disso, no próximo outono (setembro a dezembro), Lahti – muitas vezes associada ao esqui cross-country e aos saltos de esqui – oferecerá a seus moradores um sistema de negociação pessoal de créditos de carbono lastreado nas emissões de poluentes no trânsito. A novidade chegará meses depois de o município abolir o uso de carvão mineral. A mudança entrou em vigor no início de abril.

Desde que foi criado, em 2010, o prêmio tem escolhido uma capital verde por ano, uma honraria que dá à eleita a missão de atuar como embaixadora do desenvolvimento urbano sustentável no continente. Em 2019, o título está com outra cidade escandinava, a norueguesa Oslo. Para 2020, a escolhida é Lisboa, em Portugal. Lahti é a primeira cidade finlandesa a ser eleita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

“Scandinavian Way” é finalista nos EUA do prêmio PR Daily Awards

0
O Scandinavian Way é um dos finalistas do prêmio internacional PR Daily Awards, criado para identificar os melhores projetos do mundo nas áreas de...