Início Inovação Islândia terá primeira planta de armazenagem e eliminação terrestre de CO2 do...

Islândia terá primeira planta de armazenagem e eliminação terrestre de CO2 do mundo

Com o mundo cada vez mais focado em soluções para redução do aquecimento global, novos projetos e ideias surgem para tentar amenizar os problemas mundo afora. Na Islândia, um projeto inédito já está em estágio avançado: trata-se da construção da primeira instalação mundial para o armazenamento e eliminação de dióxido de carbono (CO2) em uma unidade terrestre. Localizada no Sudoeste do país nórdico, o chamado Terminal Coda, receberá CO2 do das indústrias do Norte da Europa por navio, além de processar os materiais de organizações locais e o CO2 capturado diretamente do ar.

“O Terminal Coda lançará uma nova indústria amiga do clima baseada em soluções inovadoras e ação climática em grande escala”, afirma Edda Sif Pind Aradóttir, CEO da Carbfix.

O processo consiste em injetar o CO2 em rocha basáltica, onde rapidamente se transforma em pedra por meio da tecnologia desenvolvida pela Carbfix.  Segundo a empresa, o Terminal Coda garantirá o armazenamento anual de três milhões de toneladas de dióxido de carbono e a expectativa é que sejam gerados 600 empregos – direta e indiretamente.

Além de inovar no processo de armazenagem e eliminação de CO2, o projeto garante o transporte sustentável de todo o material nos países vizinhos. Isso porque os navios que farão essa operação foram projetados especificamente para essa ação e eles são movidos a combustível sustentável.

“Ao receber CO2 de países vizinhos para armazenamento permanente de minerais, a Islândia assume um papel pioneiro na Europa. O transporte de CO2 para a Islândia é possibilitado pelos baixos custos associados ao armazenamento de minerais em terra. Na verdade, o Terminal Coda será o primeiro projeto de armazenamento geológico em grande escala na Europa realizado em terra”, destacou a empresa em seu comunicado.

A planta entrará em operação em 2025 e deverá atingir sua capacidade total até 2030.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

direito ao esquecimento bandeira da Suécia

“Direito ao esquecimento” faz Google levar multa recorde na Suécia

0
Na última semana, o descumprimento do chamado "direito ao esquecimento" fez o Google levar uma multa sem precedentes na Suécia. Com base em uma...
- Publicidade -