Início Meio Ambiente e Sustentabilidade Finlândia promove turismo engajado em sua nova campanha

Finlândia promove turismo engajado em sua nova campanha

A Finlândia decidiu abraçar a mensagem de sustentabilidade na nova campanha de promoção da indústria do turismo do país. Com o mote "seja mais parecido com um finlandês" (ou "be more like a Finn"), o país quer incentivar os visitantes a abraçar os hábitos locais, como o apreço pela vida ao ar livre, o respeito à natureza e o compromisso de adotar medidas para combater a poluição e as mudanças climáticas.

A ideia de estimular os visitantes a mergulhar no modo de vida local já estava por trás da campanha "Rent a Finn". Anunciada no início deste ano, a iniciativa convidava os turistas estrangeiros a "alugarem" um finlandês, que seria seu guia e ajudaria os visitantes a conhecer o país como se fossem moradores locais.

LEIA TAMBÉM:
– Finlândia é eleita o melhor destino turístico do mundo para se conhecer vida selvagem
– Hospedagem em iglu via Airbnb, a novidade do turismo finlandês
– Gotemburgo, na Suécia, é o destino turístico mais sustentável do mundo; veja ranking

O programa selecionou oito finlandeses para o trabalho de "guias da felicidade", uma referência ao status que a Finlândia alcançou em pesquisas internacionais como o país mais feliz do mundo. As iniciativas são encabeçadas pelo Visit Finland, o órgão oficial de promoção do turismo do país.

A nova campanha dos finlandeses reforça na Escandinávia a adoção do "turismo engajado". A Islândia alega ter sido o primeiro país a introduzir a ideia de convidar turistas a se comprometerem a agir de maneira responsável – a campanha dos islandeses surgiu em julho de 2017.

Um ano depois, quem desembarcava no aeroporto de Keflavík, o mais importante do país, passou a se deparar com o botão "Promessa", que, ao ser pressionado, marcava o compromisso do turista de deixar os lugares da maneira que os encontrou. Essa promessa também incluía estacionar e dormir apenas em locais permitidos e "tirar fotos matadoras sem morrer por elas".

Nas Ilhas Faroe, que pertencem à Dinamarca, o conselho de turismo batizou sua nova estratégia de turismo sustentável de Preservolução. Com ela, “as necessidades, desejos e estilo de vida do povo das Faroe” aparecem no centro de um manifesto turístico.

Em abril, as ilhas "fecharam para balanço" por três dias. Nesse intervalo, 100 voluntários – entre 3,5 mil candidatos – foram selecionados para colocar a mão na massa em atividades como criação de trilhas para caminhada, construção de mirantes que ajudem a preservar santuários de pássaros e instalação de placas de orientação. 

Será que o "turismo engajado" dá resultados efetivos? A resposta talvez venha também das Ilhas Faroe: a ideia era fazer do programa uma iniciativa isolada, mas o conselho de turismo das ilhas já pensa em transformá-la em uma campanha anual. Uma nova turma de voluntários participará das atividades em abril de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

“Scandinavian Way” é finalista nos EUA do prêmio PR Daily Awards

0
O Scandinavian Way é um dos finalistas do prêmio internacional PR Daily Awards, criado para identificar os melhores projetos do mundo nas áreas de...