Início Sociedade Finlândia é, mais uma vez, campeã global em confiança na imprensa

Finlândia é, mais uma vez, campeã global em confiança na imprensa

Nenhum país confia mais na imprensa do que a Finlândia, segundo a nova edição da pesquisa Digital News Report, realizada pelo Reuters Institute. Realizado em 38 países, o levantamento ouviu 75 mil pessoas. Os dados da versão 2019 do estudo foram divulgados no último dia 12.

No item que avaliou a "proporção das pessoas que confiam na maioria das notícia na maior parte do tempo", os finlandeses, que já apareciam na liderança no ano passado, mantiveram a hegemonia, com 59%, seguidos por portugueses, com 58%, e dinamarqueses, com 57%. Na outra ponta, franceses e sul-coreanos declararam forte desconfiança com a imprensa. Na média global, apenas 42% dos entrevistados declararam ter confiança na mídia em geral (dado que desconsidera se as pessoas de fato acessam ou não os veículos jornalísticos), ou dois pontos percentuais a menos que em 2018.

LEIA TAMBÉM:
– Escandinavos lideram ranking global de liberdade de imprensa
– Campeã em liberdade de imprensa, Finlândia agora pune quem ameaça jornalistas na internet
– O que a Finlândia pode nos ensinar para termos uma sociedade mais transparente

O Digital News Report destaca o fato de a Finlândia sempre aparecer como o país que mais confia na imprensa. "Isso ocorre, provavelmente, em virtude da confiança geral dos finlandeses nas instituições sociais e porque não há divisão política entre os maiores veículos de comunicação", diz o levantamento. O texto registra, no entanto, que mesmo no país esse quadro pode estar mudando lentamente. A confiança geral dos finlandeses na imprensa caiu nove pontos percentuais entre 2015 e 2019 – ainda que a confiança declarada no item "veículos que eu consumo" tenha caído apenas dois pontos.

Segundo o estudo, menos de uma a cada duas pessoas disse acreditar nos veículos que elas acessam ou leem com regularidade – o equivalente a 49% dos entrevistados, ouvidos entre janeiro e fevereiro. Além disso, 51% dos entrevistados pensam que a mídia ajuda a entender o mundo atual e menos de um terço (29%) acredita que a imprensa cubra assuntos pertinentes. Para 16%, o tom utilizado nas matérias e reportagens não é adequado.

Os internautas utilizam cada vez mais aplicativos de troca de mensagens instantâneas para compartilhar informações e se informar, principalmente no Brasil, na Malásia e na África do Sul. O documento ressalta que o nível de confiança aumenta com o nível educacional. Os leitores mais diplomados na Alemanha e nos EUA, por exemplo, avaliam as mídias de maneira mais positiva.

O índice geral de confiança dos brasileiros na imprensa foi de 48%, mas um dos dados que mais chamam a atenção no levantamento é a preocupação dos brasileiros com o que é verdadeiro ou falso nas notícias lidas na internet: nada menos que 85% dos brasileiros disseram ter essa preocupação, o que colocou o país em primeiro lugar nesse quesito. Além disso, no Brasil, 53% da população utiliza aplicativos de mensagem, como o WhatsApp, como fonte primária de consulta e compartilhamento de notícias, índice em que o Brasil também fica em primeiro lugar.

A liberdade de imprensa é motivo de orgulho para os finlandeses. No ano passado, o jornal Helsingin Sanomat espalhou outdoors por Helsique com a mensagem "sr. presidente, bem-vindo à terra da imprensa livre" (foto). A campanha chegou às ruas durante a passagem pela cidade dos presidentes americano, Donald Trump, e russo Vladimir Putin, que realizaram um encontro de cúpula na capital finlandesa.

Clique aqui para ler o Digital News Report 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

“Scandinavian Way” é finalista nos EUA do prêmio PR Daily Awards

0
O Scandinavian Way é um dos finalistas do prêmio internacional PR Daily Awards, criado para identificar os melhores projetos do mundo nas áreas de...