Início Inovação Finlândia amplia esforços para melhor rede de abastecimento de combustíveis verdes e...

Finlândia amplia esforços para melhor rede de abastecimento de combustíveis verdes e alternativos

Não basta ter carros elétricos ou com combustíveis alternativos: é preciso uma eficiente rede de abastecimento. Com essa premissa, o Ministério dos Transportes e Comunicações da Finlândia criou um grupo de trabalho para melhorar o desenvolvimento da infraestrutura de distribuição de novos combustíveis alternativos.

A ideia é desenvolver um plano para a substituição dos combustíveis fósseis, viabilizando desta maneira a transição verde nos transportes. Para que residências e empresas em toda a Finlândia mudem para o transporte elétrico e movido a gás, deve haver uma rede pública de carregamento e abastecimento de fácil acesso que cubra todo o país.

“À medida que a popularidade dos carros elétricos aumenta, a implementação da infraestrutura de carregamento será em grande parte orientada para o mercado, mas existem diferenças regionais na disponibilidade de pontos de carregamento e abastecimento de gás, bem como na rentabilidade da sua construção. As necessidades de tráfego de entrega e transporte de mercadorias pesadas impõem requisitos particulares a esta infraestrutura. O hidrogênio também está entre os combustíveis do futuro e também devemos nos preparar para as necessidades de reabastecimento de hidrogênio”, diz Timo Harakka, Ministro dos Transportes e Comunicações.

Para desenvolver a infraestrutura de distribuição, o Ministério dos Transportes e Comunicações realizou uma espécie de consulta pública para colher sugestões sobre o desenvolvimento da rede de carregamento de carros elétricos. A maioria dos comentários defendia a continuidade das atuais medidas regulatórias e de apoio para desenvolver a infraestrutura de distribuição. Houve também amplo apoio para maiores esforços para o planejamento direcionado da infraestrutura nacional de recarga e abastecimento.

“A infraestrutura de distribuição está sendo desenvolvida por diversos operadores. Devemos trabalhar juntos para desenvolver infraestrutura que atenda às necessidades da mobilidade moderna, diz o ministro Harakka.

Este grupo terá a tarefa de facilitar o desenvolvimento e planejamento da infraestrutura de distribuição por meio da cooperação intersetorial. O grupo avaliará o estado atual da infraestrutura de distribuição e a suficiência das medidas atuais, bem como qualquer necessidade de novas medidas para acelerar o ritmo de desenvolvimento e resolver quaisquer gargalos que impeçam o desenvolvimento. Além disso, o grupo de trabalho examinará o desenvolvimento de sistemas inteligentes e serviços de cobrança, bem como o potencial que eles oferecem.

Além disso, o grupo de trabalho terá em conta nos seus trabalhos o Regulamento de Infraestrutura de Combustíveis Alternativos atualizado, que ainda está em negociação na UE. Empresas privadas e instituições estão debatendo as possíveis soluções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia também

O presidente finlandês Sauli Niinistö com o americano Donald Trump: a Finlândia proclamou sua independência da Rússia há mais de um século

“A Finlândia é parte da Rússia?” Livro revela pergunta de Trump

0
Donald Trump certa vez perguntou a seu chefe de gabinete se a Finlândia fazia parte da Rússia - e isso quando o presidente dos...
- Publicidade -