Estocolmo quer ser capital mundial do impacto ambiental e social

0
59
Pós-pandemia será desafiador para as cidades. (Foto: Eurocities)

Em entrevista exclusiva ao site “The Local”,  Anna König Jerlmyr, prefeita de Estocolmo, afirma que 2020 foi um ano de reflexões. E que, fazendo um balanço, busca mostrar como sua cidade pode enfrentar os desafios únicos do presente e prosperar no mundo pós-pandêmico.

“Os valores são uma ótima maneira de atrair talentos e Estocolmo como uma cidade é confiável, visionária e livre.  Faremos o possível para ser a capital mundial de impacto ”, diz ela, que afirma que Estocolmo é especialmente atraente para o talento internacional devido à busca pelo sentido da vida que muitas pessoas sentem agora mais do que nunca, em harmonia entre natureza, trabalho e família.

A cidade de Estocolmo estabeleceu os objetivos de se tornar uma “organização livre de fósseis” até 2030 e “uma cidade positiva para o clima” até 2040. “Precisamos de um senso de urgência sobre a sustentabilidade e trabalhar com medidas eficazes, caso contrário, será também  tarde para as gerações futuras ”, ela continua.  “É por isso que queremos ser a primeira cidade do mundo com clima positivo.”

Ela acredita que, além de bons níveis educacionais, uma população fluente em inglês, e valores ambientais e sociais, a capital da Suécia tem a vantagem de não estar em uma super potência global: “Somos muito pequenos, então talvez possamos nos mover mais rápido do que países ou cidades maiores.  Tivemos a computação doméstica muito cedo e as pessoas estão acostumadas com as ferramentas digitais – poderíamos ser o primeiro país sem dinheiro e o primeiro a usar moeda eletrônica”.

Embora Estocolmo seja amplamente reconhecida como um centro de inovação, há pelo menos uma área onde König Jerlmyr diz que a cidade deve aprender com o cenário de tecnologia dos EUA.  “Estamos progredindo em termos de comercialização da inovação em nossas universidades”, diz ela.  “Mas ainda não somos tão bons quanto muitas universidades americanas”, disse ela na entrevista.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui